A criação de um site é algo que ficou muito mais fácil nos últimos anos em comparação com os primórdios da internet. Se antes era obrigatório saber programação, hoje é possível criar um site em poucos minutos por conta própria. Por isso resolvemos trazer para você importantes dicas de webdesign.
Essa facilidade em criar um site pode acabar escondendo um detalhe importante: deve-se criar a página ideal ou que funcione da forma correta? Estas são questões e habilidades que precisam ser trabalhadas e não são todas as pessoas que têm o olho treinado – ou até a paciência – para criar páginas web.
O webdesign não é algo simples e por isso empresas como a Upsites trazem conhecimento e um serviço relevante porque muitas pessoas ou empresas não têm tempo ou know-how para criar um site. Mas se você quiser aprender um pouco, colocar o pé na água, estamos mais do que dispostos a ajudar!
Antes de tudo: não confundir webdesign com UX (Experiência do Usuário)
Um termo bastante recente (e importante) é o do UX Designer. UX quer dizer Experiência do Usuário e como o nome diz, o objetivo desse profissional é ver uma página com os olhos do usuário, checar a navegabilidade, disposição das informações, clareza e ter em mente como criar uma página que seja engajante, que envolva o usuário.
O profissional de webdesign também tem que pensar isso, claro, mas sua função é criar, apresentar suas ideias e fazer o layout do site de uma pessoa ou empresa, colocando-o no ar. É possível que as duas funções sejam complementares ou que se opte por profissionais diferentes para não ter um olhar “viciado”. Afinal, duas cabeças pensam melhor que uma.
Dicas de webdesign para fazer seu site se destacar
Feita essa diferenciação, que é importante, vamos às dicas de webdesign para fazer seu site WordPress se destacar. Já está claro que somos fãs desse sistema e ele auxilia bastante quem quer criar um site do zero e não tem todo o conhecimento do mundo.
Não deixe de lado a identidade visual
Mesmo que não tenha problema que seu site seja coberto de textos e o visual não importa tanto, não deixe de lado a importância de pensar em cores, fontes e um logo.
No caso deste último, é possível encontrar um criador de logo online de forma customizada e assim ter uma referência para a empreitada do cliente.
As fontes e cores também são referências importantes e passam a imagem da empresa. Se for usada uma fonte mais moderna, cores vivas, é normal pensar logo de cara que se trata de uma empresa jovem em um mercado ativo. Um escritório de advocacia pode preferir uma fonte “tradicional” e cores mais sóbrias. Um webdesigner tem que ter isso em mente.
Direto ao ponto
Não há necessidade de enrolar, ainda mais em um ambiente como o da internet, onde o dinamismo impera e quem não sabe ser ligeiro pode perder para um concorrente em dois cliques. Se for possível crie poucas páginas, concentre as informações – sem perder o senso estético – e direcione o olhar para o que há de mais importante.
Você tem um e-commerce que está fazendo uma grande promoção? Não faça o usuário ter que procurar nas páginas secundárias e caçar essas promoções. Coloque elas em destaque logo na abertura e com a possibilidade de ver o produto e efetuar a compra da forma mais rápida possível.
Uma palavra muito usada para descrever o dito acima é hierarquia. Se em um texto existe o conceito de pirâmide invertida – as informações mais importantes vão acima e assim vai descendo – em uma página, especialmente a home, é a mesma coisa.
O site precisa ser rápido
Além de ser direto ao ponto, seu site precisa ser rápido e oferecer uma navegação sem percalços. Todo mundo já entrou em uma página que demora para carregar, as fotos quebram, o conteúdo do texto se perde, enfim, uma tragédia.
Só que o impacto negativo que isso criava ficou ainda pior quando o Google começou a punir esses sites com posicionamentos mais baixos nas pesquisas. Por isso quem tiver um site lento e não oferecer a melhor experiência para o usuário será punido de forma pesada.
E um web designer precisa ter isso em mente. Vídeos, imagens, animações, muitas páginas, todas essas escolhas podem ser boas, mas pense sempre na rapidez e investir em capacidades maiores caso exista a possibilidade do site ficar lento.
Jamais ignore o mobile
O acesso por dispositivos móveis (celulares e tablets) superou o acesso por computadores, mas mesmo assim é comum ainda entrar em um site que não se adapta às telas menores. Um site que permite isso está cortando mais da metade de seus usuários logo de cara.
Cada decisão escolhida precisa ser avaliada com a tela do celular. O WordPress possibilita fazer isso mesmo se você estiver olhando por uma tela de notebook ou desktop, adaptando as informações. Um site responsivo é um site que inclui, não que exclui.
O branco é seu amigo
Um fundo branco pode parecer sem graça, básico. Mas nele dá para colocar todo tipo de cor e é muito mais fácil para ler. Você já entrou em um site com fundo preto e letra vermelha? Pois é.
Muitos themes e modelos de sites investem na roupagem “clean”. Não é preciso encher seu site com coisas. Vale muito mais criar um ambiente receptivo onde as ideias são claras. Elas precisam parecer simples e bem elaboradas com cores e informações. Conteúdo em excesso pode confundir as pessoas.
Webdesign para robôs?
Com as dicas de webdesign já dadas, é importante explicar a questão dos robôs, SEO e porque você precisa pensar neles em todas as etapas da criação do site e do conteúdo.
SEO (Search Engine Optimization) é uma série de estratégias usadas para que seu site posicione melhor nas procuras do Google e outros buscadores. Então uma loja de colchões vai querer posicionar bem quando as pessoas procurarem “colchões de qualidade”, “venda de colchões”, “loja online de colchões” e coisas do tipo.
Com bilhões de sites no mundo, é claro que esse ranking não é feito na ponta da caneta por seres iluminados do Google. Eis que entram os robôs para fazer as avaliações em diversos critérios, que não são expostos ao mundo pelo Google, mas há vários indícios do que é valorizado.
Estratégias humanos x robôs
Por anos os sites tentaram estratégias que não necessariamente eram interessantes para “humanos” lerem, mas que davam certo ao posicionar. Com a maior inteligência dos robôs, não há mais corta-caminhos.
Por exemplo, voltando à loja de colchões, ao criar um texto não é possível apenas repetir várias vezes loja online de colchões e achar que isso irá posicionar no Google. Mas é preciso repetir algumas vezes para o robô entender que aquele texto fala sobre isso.
Esse é apenas um exemplo entre vários outros que podem ser dados. O webdesigner precisa ficar esperto para criar um site que seja facilmente navegado por esses robôs. Por isso é importante citar novamente a necessidade da hierarquia de informações e de não fazer um site cheio de páginas, conteúdo e informações que podem ser cortadas.
O que o Google mais valoriza hoje além de conteúdo otimizado é que o site seja rápido. Além dessa rapidez, que as pessoas gostem e fiquem nele ao entrar (baixa taxa de rejeição).
Afinal, uma página só é relevante se as pessoas ficam mais do que poucos segundos nela, não é mesmo? E ela pode até ter um bom conteúdo, mas se tiver o fundo preto e letra vermelha que falamos acima, não adianta muito que as palavras sejam lindas.
Conclusão
Esperamos que com nossas dicas de webdesign para a criação de sites WordPress você tenha ganhado insights sobre essa habilidade tão especial e fundamental nos tempos atuais.
Criar um site do zero não é algo difícil, mas fazer um bom trabalho é algo que exige bastante das pessoas. Ainda mais porque é um conhecimento que sempre está se desenvolvendo e mudando. O que era moda, aceito e funcionava muito bem em 2016 pode não ter o mesmo impacto em 2021.
Por isso nós oferecemos um serviço completo e personalizado para você que quer criar seu site WordPress. Oferecemos o desenvolvimento de todas as páginas usando as melhores práticas. Confira nosso portfólio para ver alguns dos sites que criamos para clientes das mais diversas indústrias e entre em contato!