Você já ouviu falar em Uptime e sua importância para todos os tipos de site? Os sites estão se tornando um componente essencial para as marcas e os negócios de hoje. Mas para que eles façam sucesso, é necessário ir muito além do que apenas ter um bom design.
Se você é um cliente de serviços de hospedagem de site – provavelmente é se já tem o seu site -, deve monitorar o tempo de atividade desse tipo de serviço. Quando falamos em tempo de atividade (tradução para o termo Uptime), estamos falando sobre medir o tempo que um sistema eletrônico ou máquina, como um computador, está instalado e funcionando.
O tempo de atividade geralmente é medido em porcentagens. Por um dia, um tempo de atividade de 90% significaria que seu sistema estava funcionando corretamente durante 21,6 horas ou 1296 minutos.
A meta para cada servidor é obter 100% de tempo de atividade, mas de acordo com os padrões da indústria, 99,99% é considerado bom. Mesmo quando você tem uma taxa de tempo considerada boa, ainda significa que seu sistema ficou inativo por 3,65 dias em um ano.
E sabemos por experiência própria que muitas empresas online e proprietários de sites gastam muito tempo e dinheiro em marketing online para obter conversões de vendas.
No entanto, às vezes, as equipes perdem de vista uma das preocupações mais básicas, que é a análise do tempo de atividade do site.
Pensando nisso, neste post, falaremos mais sobre o assunto. Vamos lá!
O que é monitoramento do tempo de atividade do site (Uptime)?
O monitoramento do tempo de atividade do site é um serviço que testa a disponibilidade do seu site continuamente, 24 horas por dia e, se houver uma interrupção, o serviço avisa você.
Uma ferramenta de Uptime muito utilizada é a Better Uptime. De forma resumida, ela é uma ferramenta que monitora se o seu site está online ou offline. Com ela, você recebe uma captura de tela quando o seu site for desativado e uma linha de tempo detalhada segundo a segundo.
Além disso, a ferramenta possui outros recursos como:
- Alertas de chamada de voz ilimitados, bem como de tempo de inatividade por SMS, e-mail e Slack;
- Verificações em vários locais antes de alertá-lo sobre os incidentes com o site;
- Gerenciamento integrado de incidentes;
- Página de status da marca. Você pode comunicar o status de seus serviços aos clientes e criar confiança em seu produto.
- E muito mais.
Ao utilizar uma ferramenta para Uptime, você receberá a mensagem de alerta por meio dos canais mais adequados para você e sua equipe. Ao apoiar os métodos de comunicação que sua equipe já usa, você pode responder rapidamente aos problemas do seu site.
Benefícios do gerenciamento de tempo de atividade do servidor
Como você pode ter percebido, o principal benefícios em fazer o gerenciamento de tempo de atividade do servidor é saber durante quanto tempo o site fica fora do ar. Ou seja, para saber se o servidor está cumprindo ou não o seu papel em manter o site online.
Porém, isso gera diversos outros benefícios e você os confere a seguir:
Mantém as vendas do negócio
Em um mundo interconectado e alimentado por tecnologias da informação, ter uma forte presença online é uma necessidade absoluta se você deseja ter sucesso. Se o seu site ou rede estiver offline, sua máquina de vendas irá parar e você obviamente também vai parar de ganhar dinheiro.
Em 2013, por exemplo, o sistema da Amazon ficou inativo por menos de 2 horas, mas isso levou a uma perda potencial estimada em US $ 4.72 milhões. Tempos de atividade longos são bons, pois significa que seu sistema pode operar por conta própria, sem travar ou precisar de manutenção administrativa.
Por exemplo, é improvável que um cliente que visita seu site pela primeira vez volte se vier e descobrir que seu site está fora do ar ou indisponível. Com um bom sistema de monitoramento de tempo de atividade, você estará minimizando o tempo de inatividade do seu site e a possibilidade de perder negócios.
Mantém os clientes felizes
Para ter sucesso, você precisa de um site que forneça informações relevantes para seus potenciais e atuais clientes. Além disso, ele precisa ser acessível e seguro, pois são atributos que podem quebrar ou alavancar o seu negócio.
Basicamente, o Uptime é uma verificação de serviços online para garantir que você permaneça acessível para seus clientes. Se o seu site é acessado com frequência pelos clientes, você precisa dos mais altos níveis de tempo de atividade para garantir que eles não apenas fiquem satisfeitos, mas recebam o serviço ou as informações que precisam.
Se os problemas de tempo de inatividade não forem resolvidos por longos períodos, haverá grandes chances de seus clientes migrarem para os concorrentes.
Protege a imagem da empresa
Você pode estar administrando uma loja ou empresa física ou um tipo de negócio online, para qualquer um desses cenários é vital ter uma boa imagem de marca. É por isso que você deve proteger constantemente a imagem da sua empresa.
Com um público global, a imagem do seu negócio morrerá ou viverá dependendo do nível de satisfação do cliente. Problemas frequentes de paralisação podem prejudicar a reputação do seu negócio.
O monitoramento de sites é a melhor maneira de prevenir esses riscos comerciais indesejados e proteger a marca e a imagem da sua empresa. Você pode querer considerar o Uptime como o sistema de alerta de segurança do seu site.
Antes mesmo dos seus clientes saberem, você já deve saber que seu site está enfrentando problemas de inatividade. Isso permite que você resolva o problema o mais rápido possível.
Isso também significa que você está gerenciando a experiência do cliente de maneira eficaz.
Você pode utilizar as mídias sociais ou outros canais de comunicação como e-mail para permitir que seus clientes saibam o que está acontecendo e que você tem total controle do assunto.
Isso significa que a reputação da sua empresa está sendo administrada de forma positiva. Sua empresa será considerada confiável e profissional.
Boas classificações do mecanismos de pesquisa
As classificações das suas páginas de site nos resultados de pesquisa são influenciadas por diversos fatores, sendo tempo de inatividade e velocidade do site algumas delas. Isso porque o Google não gosta de sites que costumam ficar offline, já que ele quer indicar as melhores opções para os seus usuários.
Se o seu site apresentar problemas constantes de tempo de inatividade, pode ser que o Google imponha penalidade de classificação rígidas. Dependendo da gravidade da penalidade, pode levar meses até que seu site se recupera totalmente e, obviamente, nessa altura, seus clientes podem ter ido para seus concorrentes.
Quando seu site está fora do ar, os mecanismos de pesquisa não encontram nenhuma página ou conteúdo para classificar e indexar. Portanto, você precisa que seu site volte a funcionar antes mesmo de qualquer mecanismos de pesquisa concluir que ele não está online.
Isso certamente afetará negativamente sua exposição, diminuindo os visitantes que poderá receber.
Detecção mais rápida de hackers
Um motivo potencial que pode causar um tempo de inatividade indesejada do servidor é a interrupção causada por hackers.
Se um hacker conseguir inserir algum código malicioso em seus sistema, seu site será danificado e possivelmente experimentará um tempo de inatividade inexplicável. Isso também pode potencialmente danificar os dispositivos usados pelos visitantes e usuários do site.
Ao fazer a verificação de tempo de atividade, além de te ajudar a saber sobre tempos de inatividade do sistema, você também vai saber sobre possíveis invasões de hackers.
Como está sendo ativado, um sistema de monitoramento de Uptime lhe dá tranquilidade sabendo que seu site está sendo continuamente verificado em busca de qualquer atividade online suspeita.
Um bom serviço deve verificar o tempo de atividade do site em diferentes locais do mundo. O uso de vários pontos de verificação garante que seu site esteja ativo para que os negócios não sejam interrompidos.
Últimas palavras
Você também pode usar o software de monitoramento de tempo de atividade para determinar onde potenciais problemas podem surgir no futuro em sua rede e tomar medidas proativas para monitorar o que está acontecendo nessa rede.
Isso permitirá que os administradores do sistema equilibrem as cargas da rede ou considerem atualizações de planos ou outras opções.
O mercado possui diversas ferramentas de monitoramento de Uptime que podem ajudá-lo. Em última análise, no entanto, você precisará decidir sobre o serviço ou ferramenta de monitoramento de tempo de atividade que melhor atende às suas próprias necessidades.
Não importa o tipo de serviço de hospedagem que você está usando ou de quais provedores você os comprou, entre uma das coisas mais importantes que você deve prestar atenção é o Uptime do site.
Quer você seja um provedor grande ou pequeno, o tempo de atividade de seus servidores deve estar entre suas principais preocupações se você valoriza seus clientes.
Se você tem um negócio, é vital que seu site permaneça acessível aos visitantes, usuários e clientes. Um site que frequentemente se torna inacessível provavelmente destruirá a fidelidade do cliente e perderá as vendas do negócio.
Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim e que agora, depois deste post, você consiga encontrar uma ferramenta de Uptime ideal para fazer o monitoramento do site!