O São Paulo saiu de campo mais uma vez com a igualdade no placar nesta quarta-feira, contra o Inter, no Beira-Rio, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o 3 a 3 em Porto Alegre, o Tricolor chegou a dez empates na competição por pontos corridos, ligando o alerta do time comandado por Rogério Ceni.
Com o resultado no Rio Grande do Sul, o São Paulo chegou ao seu terceiro empate consecutivo e caiu para a décima colocação do Campeonato Brasileiro, com 25 pontos, se afastando ainda mais do G6, grupo que garante vaga na próxima Copa Libertadores, principal objetivo de Rogério Ceni neste ano.
A nível de comparação, após as 18 primeiras rodadas do Brasileirão de 2021, ano em que correu sério risco de rebaixamento, o São Paulo tinha as mesmas cinco vitórias de agora, mas havia empatado sete vezes, além de ter perdido seis partidas.
Na atual temporada, o Tricolor soma cinco triunfos, dez empates e apenas três derrotas no Brasileirão. Apenas três times perderam menos que o São Paulo no torneio: o líder Palmeiras (2), o Atlético-MG (2) e o Internacional (2).
A grande quantidade de empates do São Paulo nesta edição do Campeonato Brasileiro está diretamente ligada ao número de lesões no elenco. Nesta quarta-feira, contra o Internacional, por exemplo, Rogério Ceni foi a campo com 12 desfalques, dez devido a problemas físicos.
Contra o Atlético-MG, no Mineirão, há duas semanas, a situação foi ainda pior. O São Paulo encarou o time de Hulk, Nacho e companhia com 14 baixas e, ainda assim, saiu de campo com o empate sem gols.
O calendário insano do futebol brasileiro vem dificultando a vida de Rogério Ceni, que, mesmo promovendo o rodízio no elenco, vê muitos de seus atletas serem vítimas do desgaste físico excessivo e é obrigado a recorrer aos jovens formados na base, com pouca ou nenhuma experiência no time profissional. Ainda assim, o Tricolor vem sendo competitivo, evitando ao menos derrotas que seriam consideradas aceitáveis.