A terceira de quatro etapas da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike na atual temporada desembarca na cidade de Taubaté no mês de agosto. Entre os dias 5 e 7, são esperados cerca de 1.000 atletas e um público total de mais de 15 mil pessoas na soma dos três dias, no Parque Municipal Vale do Itaim. Na etapa da cidade do Vale do Paraíba, três modalidades do mountain bike cross country serão disputadas, XCC (Short Track), XCM (Maratona) e XCO (Cross Country Olímpico).
Na CIMTB Michelin, haverá a realização do XCC, Classe 3 na UCI (União Ciclística Internacional) e do XCO, Classe 1. Assim, na soma são ofertados 70 pontos (10+60) aos campeões em cada uma das elites, masculina e feminina. Enquanto o XCO é a prova olímpica, ou seja, segue os mesmos padrões do mountain bike disputado nas Olimpíadas, com duração de cerca de 1h30, o XCC é uma versão reduzida com duração de cerca de 20 minutos, em uma corrida rápida e explosiva, que terá transmissão ao vivo sexta e sábado, no Canal BandSports.
Outro destaque no XCO é o evento UCI Junior Series, que é uma espécie de Copa do Mundo para a categoria, em que se destacam os atletas que serão os futuros campeões. Por ela já passaram grandes campeões como colombiano Egan Bernal, o chileno Martin Vidaurre, entre outros. Por fim, haverá também a realização da Copa Sense CIMTB de Maratona, na modalidade XCM.
Ao todo, são 41 categorias disponíveis separadas por idade e gênero, com opções a partir de 1 ano de idade, como a Mirim, até as mais experientes como Over-65 para os homens e Over-50 para as mulheres. Além disso, existem as categorias que atendem grupos especiais de ciclistas como Peso Pesado (ciclistas acima de 95 kg), Segurança Pública, para profissionais na ativa (Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agente Penitenciário e Guarda Municipal etc), três opções para correr em Dupla, as categorias PcD/PNE e Handbike para pessoas com deficiência, a Ultra, para os atletas que querem correr o XCO e XCM somando os tempos das provas.
Para quem quer apenas curtir o evento com os melhores atletas do Brasil e do Mundo, mas não quer competir, há opção da categoria Turismo na Maratona, que funciona como um passeio pelo percurso da maratona com uma volta de, aproximadamente, 15 km. Para fechar o “cardápio” de opções existem as categorias com bikes especiais como as elétricas e a gravel.