Foram iniciados nesta quinta-feira (28) os serviços de recuperação do pavimento entre os kms 165 e 164 do sentido Rio de Janeiro da rodovia Presidente Dutra, na altura do município de Jacareí. No total, 40 colaboradores atuam no local.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre ligado nas notícias mais importantes da RMVale, do Brasil e do mundo – Clique aqui e esteja sempre bem informado!
A restauração do pavimento, que implica na substituição do pavimento antigo para um novo com maior resistência e durabilidade, é um procedimento realizado de forma periódica, sempre nos conformes do cronograma da CCR RioSP, concessionária responsável pela administração da via. Na ocasião, está sendo utilizado o chamado ‘asfalto-borracha’.
De acordo com a CCR, os serviços são realizados apenas no período noturno, das 22h ás 5h, com o intuito de amenizar os impactos causados no tráfego local. Durante o serviço, há fechamento alternado entre as faixas da rodovia e o acostamento.
“É fundamental que os motoristas redobrem a atenção ao trafegar pela região e respeitem a sinalização implantada no local”, recomendou a concessionária.
Para saber das condições de tráfego, o motorista pode sintonizar durante a viagem a CCRFM 107,5 ou chamar no WhatsApp, por meio do telefone (11) 2795-2238.
Asfalto-borracha
A CCR informa, também, que está utilizando o asfalto-borracha no serviço em questão. “Além de proporcionar uma viagem mais confortável ao cliente da rodovia, o asfalto-borracha é ecologicamente correto. Uma vez que ele é produzido com a utilização de pneus inservíveis”, comentou.
Esse tipo de asfalto é mais resistente ao aparecimento de trincas e mais resistente à deformação permanente, o que é importante, principalmente, para rodovias com alto volume de tráfego – que é o caso da Dutra. Ensaios desenvolvidos no CPR (Centro de Pesquisas Rodoviárias) da CCR RioSP mostram que a durabilidade do asfalto-borracha pode chegar a mais de 40% se comparado com o asfalto comum.
Além disso, o asfalto-borracha tem outras características, como a redução do spray de água em dias chuvosos e a redução do ruído originado pelo contato do pneu do veículo com o pavimento, deixando a viagem mais confortável.