30 perguntas que devem ser feitas ao contratar uma empregada doméstica

Ao contratar uma pessoa para trabalhar em sua empresa, você não faz a entrevista de forma superficial, não é mesmo? Então, o mesmo raciocínio deve ser usado ao contratar uma empregada doméstica para trabalhar na sua casa.

Afinal, deixar alguém entrar no seu espaço pessoal exige muita confiança. Portanto, é essencial pensar na compatibilidade de perfil e em outros detalhes ao buscar um empregado doméstico.

Se você não tem certeza de como fazer isso, não se preocupe. Nesse texto, trouxemos 30 dicas de perguntas que você pode fazer durante a entrevista. Elas estão conectadas, especialmente, à forma de trabalho e personalidade da candidata ou candidato. Confira a seguir e fique preparado para a sua próxima entrevista!

Quando você contratar uma empregada doméstica
utilize a Lalabee e faça os cálculos automaticamente, gere recibos,
emita guia do eSocial e controle folha de ponto.

Saiba que tipo de empregada ou empregado você está procurando

É muito importante que você saiba o que mais valoriza em uma profissional. Se você prefere alguém que tenha mais habilidades de limpeza, o perfil é um; já se você prefere alguém que tenha jeito com crianças ou pessoas idosas, a busca precisa ser um pouco diferente.

O ideal é que você faça mais ou menos as mesmas perguntas em todas as entrevistas. Assim, você terá maior propriedade para comparar as candidatas(os). Uma ideia bacana é, com a devida permissão, gravar ou anotar as respostas. Isso tornará mais fácil o momento de analisar as respostas e escolher a favorita.

Pergunte aquilo que é essencial durante a entrevista

Pode ser difícil pensar, de momento, em tudo que você quer saber da sua candidata ou candidato. Por isso é tão importante ter um roteiro, aí você não esquece de nada importante que precise perguntar.

O ideal é deixar a conversa fluir e escutar mais do que falar. Isso porque você é quem mais precisa conhecer a candidata ou candidato antes de colocá-la para dentro da sua casa.

Outra questão importante é ficar atento ao gestual da pessoa, que por vezes pode ser mais revelador do que suas palavras. Fique atento também a detalhes como a forma que a pessoa se veste ou se porta, principalmente em relação à asseio.

Com tudo isso em mente, você já deve estar curioso sobre as perguntas, não é mesmo. Vamos conhecê-las a seguir! Acompanhe conosco.

Sobre o trabalho

A coisa mais importante é o trabalho que a pessoa irá realizar para você. Portanto, o ideal é já começar com perguntas relacionadas a esse ponto. Primeiramente, você deve falar. Explique para a candidata(o) quais serão suas atribuições, bem como o tamanho da casa e o número de moradores.

Se esse primeiro momento for proveitoso, está na hora de começar a entrevista em si. Uma boa ideia é começar a entrevista com essas perguntas:

  1. Está trabalhando atualmente? O que te motivou a buscar esse emprego?
  2. Qual a sua disponibilidade de horários? Estaria disposta a negociá-los?
  3. Trabalha como doméstica há bastante tempo?
  4. Tem referências dos empregos anteriores?
  5. Como você divide a limpeza pesada e a faxina de manutenção?
  6. Quando o assunto são roupas, você se sente confortável em lavar certas peças na mão? E em passá-las?
  7. Se o emprego pedir que você cozinhe, é um problema? Você gosta de cozinhar?
  8. Você tem costume de fazer o estoque dos produtos que estão acabando? Poderia ir ao mercado fazer compras da casa se preciso?
  9. Está disposta a preparar café da manhã e jantar?
  10. (Questão opcional, pois varia conforme o perfil de cada família) Para você, é tranquilo cuidar de (insira alguma especificidade da sua casa, como crianças, animais ou idosos)?
  11. (Outra questão opcional) Você dirige? Poderia buscar e levar as crianças da escola se fosse necessário?

Sobre relacionamentos

Quando se trata de perfil, é muito importante conhecer também as características de relacionamento da pessoa. Afinal, vocês provavelmente terão muito contato, já que ela será seu braço direito na administração da sua casa. As perguntas a seguir tem o intuito de saber um pouco mais sobre a pessoa nesse sentido.

Nesse momento, o ideal é valorizar as candidatas(os) que sejam honestas (os). Afinal, ninguém é perfeito, e aquelas que respondem o que pensam que você quer ouvir poderão dar problemas no futuro.

12. Como é o seu relacionamento com os colegas de trabalho? Teria problemas em dividir os afazeres com outras pessoas ou isso é tranquilo pra você?

13. Qual a sua posição em relação a instruções? Você tem um método específico de fazer o serviço ou prefere se adaptar à cada casa?

14. Em relação ao seu jeito de ser e trabalhar, como você se descreveria?

15. Quais são os pontos fortes da sua personalidade? E as fraquezas?

16. Como você se relaciona com as outras pessoas da casa, como crianças e idosos? Como foi a sua experiência em relação a isso em outras casas?

17. E com animais? Tem algum que você não goste ou é tranquilo?

18. Teve algum problema recorrente em alguma casa que trabalhou? Ou uma situação em que você sempre foi elogiada? Poderia contar um pouquinho?

19. Qual foi a sua experiência no último emprego que teve? Pode elaborar um pouco sobre o motivo da sua saída ou da sua vontade de sair?

20. Você estaria disponível para início imediato? Se não, quando poderia começar?

21. Qual seria a sua pretensão salarial?

22. Existe algum serviço que você não se sente apta ou não tenha muita afinidade para realizar? Se sim, qual?

23. Você possui alguma questão de saúde à qual seja preciso estar atento durante a sua rotina de trabalho? Quais acomodações poderiam ser necessárias, nesse caso?

Sobre a pessoa

Você está fazendo uma entrevista de emprego, não escolhendo alguém para um relacionamento. Assim, não é preciso entrar em muitos detalhes sobre a vida pessoal da candidata(o). Mantenha a entrevista mais voltada ao profissional, e faça apenas perguntas pessoais de ordem prática, que sejam importantes para saber quem está vindo para a sua casa.

24. Em que parte da cidade e bairro você mora? Leva muito tempo para chegar aqui?

25. Você tem filhos que ainda dependem de você? Tem alguém pra te ajudar enquanto está no seu trabalho?

26. Quais seriam os melhores dias para folgar? Final de semana mesmo ou alguma outra data?

27. Quais são os seus passatempos? O que gosta de fazer em seu tempo livre?

28. Poderia citar uma qualidade e um defeito seu?

29. Qual as suas expectativas em relação a esse trabalho?

30. Quais são os seus planos para o futuro?

Essas perguntas serão o suficiente para você conhecer a sua candidata ou candidato um pouco melhor, e saber de cara se ela se encaixa ou não na rotina e personalidade da sua família.

Fique atento!

Quando você terminar as entrevistas, considere fazer também uma pesquisa sobre a candidata ou candidato nas redes sociais, que são bem reveladoras atualmente. Não precisa “fuçar” cada foto, mas apenas tenha uma ideia do tipo de postagem que ela faz.

Assim que você escolher qual profissional irá contratar, providencie o contrato de trabalho (temporário e, depois, definitivo), registre-a sua Carteira de Trabalho e planeje como será feito o controle do ponto.

Já contratou ou vai contratar uma empregada doméstica para a sua residência? Como foi o processo de seleção e as entrevistas? Isso ficará muito mais fácil e eficiente com nossas perguntas!

Para mais artigos como este, acompanhe nosso blogcurta nosso Instagram e acompanhe todo o nosso conteúdo!

Tags

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore