O Corinthians foi até a capital do Ceará, na noite deste domingo, e, com uma equipe bastante modificada, perdeu de 1 a 0 para o Fortaleza, na Arena Castelão, com gol marcado por Moisés, em jogo válido 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Alvinegro permaneceu na quarta posição, com 39 pontos, por conta do empate entre Athletico-PR e América-MG. Já o Leão subiu para a 14ª, com 27.
A escalação mandada a campo, já pensando no compromisso do meio da semana, pela Copa do Brasil, teve Bruno Méndez na lateral direita, Robson e Robert na zaga, Ramiro no meio e Mateus Vital, que fez sua reestreia, à frente.
O primeiro tempo foi de rendimento muito aquém do esperado, tanto que as principais chances surgiram de cobranças de falta, uma para os visitantes e três para os donos da casa. Na etapa complementar, o Leão teve uma bola na trave e chegou ao gol em seu melhor momento, com Moisés.
Pouco depois disso, Yuri Alberto e Ceballos tiveram um choque de cabeça e, desacordado, o espanhol precisou sair de ambulância do estádio.
Na próxima rodada, o Corinthians recebe o RB Bragantino, no sábado, às 20h30 (de Brasília), na Neo Química Arena. Já o Fortaleza visita o São Paulo, no Morumbi, um dia depois, às 16h (de Brasília).
Antes desta rodada, porém, o Timão visita o Fluminense, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, na quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã.
Primeiro tempo sem emoção
Antes de mais nada, é preciso ressaltar a qualidade do gramado, que prejudicou o jogo de ambas as equipes. Aos seis minutos, em saída de bola com os pés, Cássio passou para Robson, que acabou chutando em cima do jogador adversário, quase se complicando.
Aos 12, em belo lance pela esquerda, Róger Guedes conseguiu ganhar do marcador e partiu para dentro da área, mas acabou travado. Quatro minutos depois, Vital sofreu falta na entrada da área de Sasha, que acabou amarelado. Na cobrança, Guedes mandou perto, mas para fora.
Fausto saiu com a bola, pelo meio, em velocidade, mas acabou perdendo e cedendo contra-ataque, que só foi parado por Ramiro, que também recebeu amarelo. Na falta, Capixaba também chutou perto, por cima. Pouco depois, Giuliano acabou cometendo falta em Hércules, parando ataque perigoso do Leão, e também foi advertido. O chute, porém, ficou na barreira.
Depois de Fausto ficar com a bola, o argentino passou para Gustavo Silva, na direita, que chutou rasteiro, para fora. Aos 31, depois de escanteio tirado pela defesa, o Fortaleza partiu para o contra-ataque com Robson, que dominou e poderia ter aberto pela esquerda, mas preferiu chutar, sem força, à direita de Cássio.
Aos 38 minutos, Moisés driblou na entrada da área, passou por Vera, mas Robson Bambu chegou com carrinho e cometeu a falta. Vítor Pereira, muito exaltado na área técnica, levou cartão amarelo. A cobrança ficou mais uma vez na barreira.
Assim como na etapa inicial, a segunda iniciou com falta a ser cobrada pelo Corinthians. O cruzamento de Mateus Vital, porém, foi cortado pela defesa adversária. Vale mencionar que entraram Du Queiroz e Yuri Alberto nos lugares de Fausto e Róger Guedes no intervalo.
Aos seis minutos, em cobrança de escanteio de Juninho Capixaba, a bola foi direto para a trave, com um leve desvio, assustando o goleiro Cássio. Aos 12 minutos, Robson conseguiu descolar um cruzamento rasteiro para Romarinho, que, driblando os jogadores do Timão, encontrou espaço para chutar, para fora.
Pouco tempo depois, Robson surgiu de novo e chutou forte, para defesa do camisa 12. No escanteio, bola fechada na área e Sasha, no rebote, chutou para fora.
Em melhor momento, o Fortaleza chegou ao gol aos 19 minutos, quando Moisés partiu para o ataque, ganhou de Bruno Méndez, driblou Robert Renan e bateu forte, sem chance para Cássio, abrindo o marcador.
O Corinthians, então, tentou em duas oportunidades quase em sequência, primeiro com Renato Augusto, em chute colocado, mas para fora, e, segundo, com Léo Natel, que recebeu, dominou e chutou de longa distância, obrigando Fernando Miguel a realizar grande defesa.
Aos 39, Yuri Alberto conseguiu chutar forte, recebendo pela esquerda, mas a bola foi para fora. Novamente por ali, Piton tentou chegar, mas sem sucesso. Mesmo com oito minutos de acréscimo, as equipes pouco criaram e o placar terminou em 1 a 0.
FORTALEZA 1 X 0 CORINTHIANS
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 21 de agosto de 2022 (domingo)
Horário: às 18h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Auxiliares: Michael Stanislau (RS) e Leirson Peng Martins (RS)
VAR: Rodrigo Nunes de Sa (VAR-FIFA)
Cartões amarelos: Lucas Sasha (Fortaleza); Ramiro, Giuliano, Vítor Pereira (Corinthians)
GOLS: Fortaleza: Moisés, aos 19 minutos do 2º tempo.
Público total: 44.338 torcedores
FORTALEZA: Fernando Miguel; Britez, Titi, Ceballos (Habraão) e Juninho Capixaba; Lucas Sasha, Ronald e Hércules (Matheus Vargas); Moisés (Depietri), Romarinho (Lucas Lima) e Robson (Tinga). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
CORINTHIANS: Cássio; Bruno Méndez, Robson, Robert Renan e Lucas Piton; Fausto (Du Queiroz), Ramiro (Adson) e Giuliano (Giuliano); Mateus Vital (Léo Natel), Gustavo Silva e Róger Guedes (Yuri Alberto). Técnico: Vítor Pereira.