O ubatubense Filipe Toledo é campeão mundial de surfe pela primeira vez na história! Nesta quinta-feira, ele disputou a final da etapa de Lower Trestles, na Califórnia com outro brasileiro, Ítalo Ferreira, que também já foi campeão mundial.
Agora, o atleta do Litoral Norte repete o feito de outro representante da região, Gabriel Medina, de São Sebastião, que é tricampeão mundial, inclusive vencendo no ano passado. Com esse título, Filipinho, como é carinhosamente chamado entre os amigos, ajuda o Brasil a ter o seu sexto título mundial na história, desde 2014, quando Medina ganhou pela primeira vez. Depois, repetiu o feito em 2018 e em 2021.
Nesta quinta, Filipe Toledo travou uma disputa acirrada com Ítalo e, na última bateria, conseguiu o tão sonhado título mundial. Agora, é só comemorar e festejar a conquista inédita.
Aliás, na Califórnia, ele disputou em praticamente em casa, já que mora na região nos últimos oito anos. E escreve seu nome na história da modalidade.
Após a disputa da etapa final, Filipe Toledo reconheceu que aquele momento era único na vida dele. “É um sentimento que nunca senti antes. Estou me sentindo aliviado depois de tanto trabalho. Não tem preço ver a alegria no olhar da minha família. Agradeço a Deus por tudo o que está acontecendo. Agradecer a todo mundo, meus amigos e família. To muito feliz, não tenho palavras!”, disse Filipe.
Aliás, quem também estava presente in loco acompanhando a conquista foi pai dele, Ricardo Toledo, também ex-surfista.
Atualmente, o surfista de Ubatuba está com 27 anos e frequenta a elite do surfe mundial desde 2013, quando ainda tinha apenas 18 anos. Mas, só agora, consegue subir ao lugar mais alto do pódio na temporada.
Filipe Toledo já havia vencido diversas outras etapas individual e já foi vice-campeão mundial. Mas, agora, o representante do Litoral Norte tem o doce sabor do lugar mais alto do pódio em uma única temporada.
Até por conta disso, chorou muito de emoção quando viu que não tinha mais como perder o título. Em 2022, venceu três etapas do Mundial. Além desta última, também venceu em Bells Beach e ainda na etapa brasileira de Saquarema, no Rio de Janeiro, quando deu a arrancada para o título.
Até 2014, o Brasil nunca havia ganhado um título mundial de surfe. Contudo, com o título de Gabriel Medina naquele ano, o Brasil começou a ganhar diversos. Tanto é que, hoje, são seis títulos do país em nove temporadas. Na verdade, oito, pois, em 2020, por causa da pandemia da Covid-19, o Mundial foi cancelado.
Com isso, Gabriel Medina tem três títulos mundiais, o maior brasileiro da história. Depois, Ítalo Ferreira e Adriano Souza também já tinham um título cada. E, agora, o ubatubense Filipe Toledo fatura o caneco.
Agora, é só comemorar muito e curtir com os amigos. E, no ano que vem, tentar repetir esse feito tão especial na carreira do representante do Litoral Norte.