A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais está em vigor no Brasil desde agosto de 2020. De lá para cá, muitas empresas tiveram que se adaptar ao que ela propõe em busca de oferecer mais segurança e integridade ao público-alvo. Como nosso foco se concentra na comunicação social, vamos explorar a ligação entre LGPD e marketing.
Esse departamento depende muito de informações pertinentes em relação aos consumidores. Afinal, os dados ajudam a criar campanhas mais eficientes com foco no real problema da persona, como e-mail marketing e anúncios patrocinados. No entanto, é muito importante estar dentro da legalidade e garantir que não ocorram roubos ou vazamentos de dados.
Dito isso, vamos aprender agora como seguir boas práticas sem desrespeitar a lei. Portanto, continue conosco e tenha uma ótima leitura!
A legislação e as principais regulações
De maneira geral, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais permitiu uma grande revolução nas empresas. Sobretudo, hoje, que muitas passaram pela transformação digital e estão à procura da padronização de processos para tornar o ambiente de trabalho mais organizado e produtivo.
No que lhe concerne, essa legislação teve inspiração no Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), que contempla os países da União Europeia. Apesar de receber a aprovação em meados de 2018, só entrou em vigor no dia 14 de agosto de 2020, no Brasil.
Ela segue alguns princípios fundamentais para preservação e respeito às informações pessoais dos usuários. Entre eles, podemos citar o princípio da finalidade, pois visa entender por que é necessário coletar aquele determinado dado. Essa tarefa contribui para que os consumidores tenham conhecimento sobre o motivo de aquelas informações estarem sendo coletadas, dando o seu consentimento.
Outro é a qualidade, na intenção de comprovar a veracidade do que foi coletado e atualizar de modo periódico. Em seguida, temos também a prevenção, que busca agir antes de algo ruim ocorrer.
Logo, busca-se analisar cenários nocivos, identificar riscos e saber a maneira correta de impedir que eles aconteçam. Caso ocorra o descumprimento dessas regras, as empresas ficam sujeitas ao pagamento de uma multa de 2% do faturamento, podendo chegar a R$50 milhões.
Os principais cuidados entre LGPD e marketing
Inegavelmente, essa adaptação permitiu que o setor trabalhe de uma maneira objetiva e com softwares que garantem a segurança das informações. Sob esse ponto de vista, é interessante seguir boas práticas e se adequar ao que a legislação propõe.
Antes de tudo, entenda as bases legais para sua base de leads. Se possível, foque em um treinamento com a equipe para que todos possam entender a fundo a particularidade de cada princípio. Assim, haverá um maior alinhamento e tal medida evitará ruídos de comunicação. Para finalidades de marketing e vendas, destacam-se três principais: consentimento, legítimo interesse e contratos.
Sob esse ponto de vista, procure orientar o time que colete apenas os dados necessários, principalmente na criação de landing pages, evitando formulários extensos. Outro fator entre LGPD e marketing é o cuidado com a estratégia de cookies, visto que alguns tipos podem até ser considerados dados pessoais. Por isso, é importante adequar estratégias com essa tecnologia, que também deve ser aceita pelo usuário.
Por último, evite prospecção invasiva e opte por uma linguagem adequada às características do seu consumidor. Desse modo, você melhora a confiança pela sua imagem e percebe os impactos positivos em relação à LGPD e marketing.
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