O que são microinfluenciadores e como usá-los na estratégia de marketing digital?

O marketing de influência ajuda muitas marcas a obterem melhores resultados em estratégia de marketing digital. Entretanto, algumas empresas costumam optar por uma conta com um alto número de seguidores em busca de ter mais relevância e alcance. Contudo, nem sempre esses números resultam em vendas concretas. Por isso, contar com os microinfluenciadores pode ser a melhor solução para crescer o seu negócio. Quer saber por quê?

Uma estratégia de marketing que utilize influenciadores não precisa ser refém de grandes nomes ou valores altos, mas pode contar com perfis menores, porém com mais engajamento. Principalmente para negócios locais, é mais interessante apostar em pequenos influenciadores da sua região, que costumam falar sobre algo relacionado à sua área de atuação ou que têm ideias e valores em comum com a sua visão de mercado.

Assim, é essencial cuidar da própria imagem e incentivar o trabalho de pessoas que carregam a mesma percepção que a sua. Dito isso, vamos conhecer mais detalhes dessa parceria? Então continue conosco e tenha uma ótima leitura!

O conceito de microinfluenciadores

Após o grande crescimento no número de influenciadores no Brasil e no mundo, foi necessário criar uma classificação para identificar o quanto a parceria entre eles e as marcas pode oferecer vantagens mútuas. Por sua vez, os microinfluenciadores são aqueles perfis com uma quantidade de seguidores acima de 10 mil até 100 mil.

Esses microinfluenciadores buscam um aumento na quantia de seguidores, com ações que ajudem a elevar seu conhecimento pelo público-alvo. E como eles dispõem de um ótimo engajamento nas redes sociais, o constante contato com outras contas e marcas possibilita mais confiança e credibilidade no que o influenciador propaga.

Portanto, é possível aumentar suas oportunidades de negócios por um custo menor em comparação aos sucessores intermediário, macro ou megainfluencer. Há também a categoria de nanoinfluenciador, o qual dispõe de seguidores inferiores a 10k.

As principais vantagens desse tipo de parceria

Primeiramente, é necessário lembrar que os valores pagos são mais baixos em comparação a outras categorias. Contudo, os microinfluenciadores têm a característica de serem indivíduos que estouraram a bolha de serem conhecidos apenas entre amigos e familiares.

Ao atingir essa determinada quantidade de seguidores, eles influenciam outras pessoas fora do seu círculo social, que gostem da produção de conteúdo e se interessam pelo que essas figuras públicas propagam. Então, estamos falando de um público mais atento e que não vê barreiras para iniciar um diálogo. Sem falar que a campanha da sua empresa ganha mais prioridade, visto que a concorrência de propostas não é tão alta.

Além disso, sua marca trabalha com um público segmentado. Assim, você tem uma maior certeza de engajamento e oportunidade de dar mais detalhes sobre os produtos e serviços da sua empresa. Em outras palavras, são maiores as chances de adequar linguagem e tom da campanha para aumentar a taxa de conversão.

As dicas para identificar um perfil ideal

Existem algumas ferramentas de análise que ajudam na sua busca por microinfluenciadores que dialogam com os interesses da sua campanha, como Airfluencers e Influency.me. Aliado a isso, é possível identificá-los por meio de hashtags, geolocalização e pela característica de serem bastante autênticos em relação aos assuntos que abordam.

Se o seu negócio só atende em sua região, é mais fácil contatar perfis locais que tenham relação com seus produtos e serviços, de modo a entregar conteúdo apenas para a sua cidade. Logo, torna-se uma maneira de falar diretamente com o público que você espera, o que não aconteceria ao fechar parceria com um grande influenciador, com milhares de seguidores por todo o Brasil. As taxas de conversão e engajamento seriam bem menores.

Por fim, dê sempre preferência a microinfluenciadores que já seguem sua marca e conhecem as características dos seus produtos e serviços. Afinal, eles poderão promover sua empresa com argumentos pertinentes a aguçar a curiosidade do público-alvo.

Por falar nisso, você sabe a diferença entre digital creator e influencer? Entenda mais sobre esses termos e conheça as vantagens dessas parcerias!

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