Fluxo de e-mail marketing: o que é, como funciona e como criar o seu?

Uma estratégia poderosa para a comunicação entre sua empresa e seus clientes, o fluxo de e-mail marketing aumenta as chances de um conteúdo chegar na pessoa certa, na hora exata. 

Por meio da criação de campanhas de e-mail marketing que usem um fluxo de nutrição, suas mensagens se tornam mais interessantes para quem as recebe e lê. Isso aumenta as chances de engajar leads e converter clientes. 

Mas, afinal, o que é e como fazer um fluxo de e-mail marketing? Continue sua leitura e descubra!

Fluxo de email marketing: o que é e como funciona?

O fluxo de e-mail marketing é uma estratégia de comunicação por e-mail que usa a automação de marketing e gatilhos (condições de entrada) baseados em ações do usuário, para iniciar o envio de uma sequência de mensagens ao contato.

Entre os exemplos de gatilhos mais comuns estão: 

  • cadastro em uma landing page, 
  • download de um ebook, 
  • participação em um evento, 
  • solicitação de contato, 
  • clique no CTA para a leitura de um artigo e mais.

Dentro da ferramenta de automação de email marketing, sua equipe deve definir regras para o envio de cada email, que é previamente cadastrado no sistema.  

Isso quer dizer que você deverá estabelecer a sequência de e-mails que um lead irá receber, a partir de determinada ação. Por exemplo, o download de um ebook sobre “como organizar minhas finanças pessoais”.

Observe o exemplo abaixo, com um fluxo de email marketing criado a partir da condição de entrada “novo aluno”. Isso informa ao sistema que todo novo aluno que chegar à base de contatos deverá receber a sequência descrita no fluxograma abaixo. 

Cada etapa é cadastrada no software de automação de marketing uma única vez e acontece automaticamente, todas as vezes que alguém cumpre a condição de entrada. Para interromper um fluxo como este é necessário pausá-lo dentro da plataforma. 

Um fluxo de e-mail marketing não precisa ser linear como o do exemplo acima. É possível criar regras que o tornem ainda mais alinhado a outros comportamentos do lead. 

Por exemplo, considere a imagem acima e imagine que ao receber o “e-mail 1” o contato não abra o e-mail. Nesses casos, é possível criar uma regra de que leads que não abrem o “e-mail 1” deverão receber, dois dias depois, um “e-mail X” enquanto quem abrir o primeiro material deverá receber o “e-mail 2”. 

Essa mesma ideia pode ser usada a cada etapa da comunicação com os leads.

Essa forma de trabalhar com email marketing tem o objetivo de tornar a comunicação com o lead mais alinhada à etapa da jornada de compra e ao nível de qualificação dele.

Como trabalhar com email marketing usando o fluxo?

A criação de campanhas de email marketing, que funcionem a partir de um fluxo de automação, exige que você conheça a persona da sua empresa a fundo. Além disso, é indispensável uma visualização completa da jornada de compra. 

A partir disso, é possível estabelecer quais conteúdos serão relevantes para cada etapa desse processo de decisão

Isso contribui para a criação de materiais que respondam às principais dúvidas dos leads em cada fase, bem como facilite a previsão dos possíveis comportamentos em relação ao que será apresentado.

Quanto mais você conhecer seu cliente, suas dúvidas e necessidades, mais personalizada será a comunicação por e-mail. 

De fato, se você busca como trabalhar com email marketing, a personalização e a segmentação da comunicação devem ser cuidados presentes em cada material compartilhado. 

Uma estratégia que use e-mails automatizados contribui para que o lead perceba essa personalização, afinal, os materiais recebidos condizem com suas dúvidas e necessidades. 

Então, como trabalhar com email marketing:

  1. entenda quem é a persona da sua empresa, quais as demandas, dores e necessidades, 
  2. avalie as etapas da jornada de compra do cliente, e quais as dúvidas que surgem a cada fase, bem como o que faz o usuário avançar para os estágios seguintes, 
  3. compreenda como a sua oferta pode contribuir para que a persona atinja o seu objetivo, 
  4. cria canais de atração e conversão para a captura de leads, por exemplo, anúncios, redes sociais, landing pages e mais, 
  5. ofereça materiais relevantes em troca do compartilhamento do e-mail do usuário, 
  6. tenha sempre em mente a etapa da jornada de compra que um cliente está ao converter em determinado canal e material, 
  7. crie um fluxo de e-mail marketing para cada canal de conversão considerando as informações que podem complementar o que o lead está buscando, 
  8. lembre-se de criar um assunto de e-mail marketing que seja atrativo, para garantir boas taxas de abertura, 
  9. aprenda como fazer email marketing que converte, 
  10. acompanhe os dados e indicadores para otimizar continuamente suas campanhas.

É claro que tudo isso só irá funcionar a partir do uso de uma ferramenta de automação de email marketing que permite:

  • criar os e-mails segmentados que serão enviados,
  • automatizar o fluxo de email marketing, 
  • configurar o disparo de email, 
  • acompanhar indicadores de e-mail marketing que são importantes, 
  • qualificar os leads, identificando os mais “quentes”, ou seja, propensos a fazer uma compra. 

Em suma, a ferramenta de automação de marketing torna o trabalho do setor mais estratégico e produtivo. 

Por isso, te convidamos a conhecer a LAHAR, eleita em 2019 a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. Entre os recursos que você encontra no sistema de automação de marketing estão: 

  • criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
  • agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
  • ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
  • gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
  • lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
  • relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
  • e mais!

Se você está em busca de uma ferramenta que te ajude a colocar em prática suas ações de Inbound Marketing entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o e-mail marketing e outras estratégias. 

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