Uma estratégia poderosa para a comunicação entre sua empresa e seus clientes, o fluxo de e-mail marketing aumenta as chances de um conteúdo chegar na pessoa certa, na hora exata.
Por meio da criação de campanhas de e-mail marketing que usem um fluxo de nutrição, suas mensagens se tornam mais interessantes para quem as recebe e lê. Isso aumenta as chances de engajar leads e converter clientes.
Mas, afinal, o que é e como fazer um fluxo de e-mail marketing? Continue sua leitura e descubra!
Fluxo de email marketing: o que é e como funciona?
O fluxo de e-mail marketing é uma estratégia de comunicação por e-mail que usa a automação de marketing e gatilhos (condições de entrada) baseados em ações do usuário, para iniciar o envio de uma sequência de mensagens ao contato.
Entre os exemplos de gatilhos mais comuns estão:
- cadastro em uma landing page,
- download de um ebook,
- participação em um evento,
- solicitação de contato,
- clique no CTA para a leitura de um artigo e mais.
Dentro da ferramenta de automação de email marketing, sua equipe deve definir regras para o envio de cada email, que é previamente cadastrado no sistema.
Isso quer dizer que você deverá estabelecer a sequência de e-mails que um lead irá receber, a partir de determinada ação. Por exemplo, o download de um ebook sobre “como organizar minhas finanças pessoais”.
Observe o exemplo abaixo, com um fluxo de email marketing criado a partir da condição de entrada “novo aluno”. Isso informa ao sistema que todo novo aluno que chegar à base de contatos deverá receber a sequência descrita no fluxograma abaixo.
Cada etapa é cadastrada no software de automação de marketing uma única vez e acontece automaticamente, todas as vezes que alguém cumpre a condição de entrada. Para interromper um fluxo como este é necessário pausá-lo dentro da plataforma.
Um fluxo de e-mail marketing não precisa ser linear como o do exemplo acima. É possível criar regras que o tornem ainda mais alinhado a outros comportamentos do lead.
Por exemplo, considere a imagem acima e imagine que ao receber o “e-mail 1” o contato não abra o e-mail. Nesses casos, é possível criar uma regra de que leads que não abrem o “e-mail 1” deverão receber, dois dias depois, um “e-mail X” enquanto quem abrir o primeiro material deverá receber o “e-mail 2”.
Essa mesma ideia pode ser usada a cada etapa da comunicação com os leads.
Essa forma de trabalhar com email marketing tem o objetivo de tornar a comunicação com o lead mais alinhada à etapa da jornada de compra e ao nível de qualificação dele.
Como trabalhar com email marketing usando o fluxo?
A criação de campanhas de email marketing, que funcionem a partir de um fluxo de automação, exige que você conheça a persona da sua empresa a fundo. Além disso, é indispensável uma visualização completa da jornada de compra.
A partir disso, é possível estabelecer quais conteúdos serão relevantes para cada etapa desse processo de decisão.
Isso contribui para a criação de materiais que respondam às principais dúvidas dos leads em cada fase, bem como facilite a previsão dos possíveis comportamentos em relação ao que será apresentado.
Quanto mais você conhecer seu cliente, suas dúvidas e necessidades, mais personalizada será a comunicação por e-mail.
De fato, se você busca como trabalhar com email marketing, a personalização e a segmentação da comunicação devem ser cuidados presentes em cada material compartilhado.
Uma estratégia que use e-mails automatizados contribui para que o lead perceba essa personalização, afinal, os materiais recebidos condizem com suas dúvidas e necessidades.
Então, como trabalhar com email marketing:
- entenda quem é a persona da sua empresa, quais as demandas, dores e necessidades,
- avalie as etapas da jornada de compra do cliente, e quais as dúvidas que surgem a cada fase, bem como o que faz o usuário avançar para os estágios seguintes,
- compreenda como a sua oferta pode contribuir para que a persona atinja o seu objetivo,
- cria canais de atração e conversão para a captura de leads, por exemplo, anúncios, redes sociais, landing pages e mais,
- ofereça materiais relevantes em troca do compartilhamento do e-mail do usuário,
- tenha sempre em mente a etapa da jornada de compra que um cliente está ao converter em determinado canal e material,
- crie um fluxo de e-mail marketing para cada canal de conversão considerando as informações que podem complementar o que o lead está buscando,
- lembre-se de criar um assunto de e-mail marketing que seja atrativo, para garantir boas taxas de abertura,
- aprenda como fazer email marketing que converte,
- acompanhe os dados e indicadores para otimizar continuamente suas campanhas.
É claro que tudo isso só irá funcionar a partir do uso de uma ferramenta de automação de email marketing que permite:
- criar os e-mails segmentados que serão enviados,
- automatizar o fluxo de email marketing,
- configurar o disparo de email,
- acompanhar indicadores de e-mail marketing que são importantes,
- qualificar os leads, identificando os mais “quentes”, ou seja, propensos a fazer uma compra.
Em suma, a ferramenta de automação de marketing torna o trabalho do setor mais estratégico e produtivo.
Por isso, te convidamos a conhecer a LAHAR, eleita em 2019 a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. Entre os recursos que você encontra no sistema de automação de marketing estão:
- criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
- agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
- ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
- gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
- lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
- relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
- e mais!
Se você está em busca de uma ferramenta que te ajude a colocar em prática suas ações de Inbound Marketing entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o e-mail marketing e outras estratégias.
Bacharel em ciência da computação e pós-graduado em gestão de projetos (FGV), possui experiência de muitos anos em desenvolvimento de softwares e em estratégias de marketing digital. Empreendedor a mais de 7 anos com experiência de criar a sua startup LAHAR desde seu MVP até o seu M&A para Ramper, passando por áreas como produto, sucesso do cliente, marketing, vendas, parcerias e captação de investimentos.
Atualmente sou sócio na Ramper e head do Ramper Marketing (LAHAR).
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