Mancha vermelha no olho: o que pode ser e como tratar

A mancha vermelha no olho pode ter diferentes causas. Trata-se de um tipo de sangramento ocular que acontece quando os vasos sanguíneos se rompem. 

Na maioria das vezes, a condição pode ser identificada como um derrame ocular ou hemorragia subconjuntival. No entanto, os médicos ressaltam que não é necessário se preocupar tanto, visto que ela costuma melhorar sozinha entre 7 e 21 dias.  Acompanhe o artigo para saber mais sobre o que é e como tratar a mancha vermelha no olho!

As principais causas da mancha vermelha no olho

Como é formada após o rompimento de vasos sanguíneos, a “mancha de sangue” ou mancha vermelha no olho pode surgir devido a arranhões, pancadas na região, reações alérgicas ou presença de cisco nos olhos. 

Esforços como coçar, espirrar excessivamente e tossir prolongadamente também podem causar a ruptura dos vasos oculares. No caso dos espirros e da tosse, os danos ocorrem devido ao aumento da pressão venosa que sobrecarrega os ductos em questão. De um modo geral, todas essas ações danificam a conjuntiva, uma membrana fina e transparente que recobre a região branca dos olhos. 

Cirurgias no olho ou na pálpebra também podem provocar eventuais manchas vermelhas de sangue na conjuntiva. Nesses casos, no entanto, basta conversar com o seu médico para verificar se a reação é normal e para saber como contorná-la.  

Leia também:

5 razões para não ter medo da sua cirurgia ocular

Os riscos são maiores para pessoas idosas ou que possuem diabetes, uma vez que seus vasos sanguíneos costumam ser mais frágeis.

Leia também: 

Os riscos da diabetes para a sua visão

Pacientes com glaucoma também estão mais sujeitos a apresentarem esse tipo de lesão por apresentarem alterações na pressão ocular. 

Mancha vermelha nos olhos de bebês

Mancha vermelha nos olhos de bebês

A mancha vermelha nos olhos de crianças é uma situação bem comum, uma vez que os pequenos costumam coçar e levar muito as mãos aos olhos. 

Assim como nos adultos, trata-se de uma manifestação que geralmente passa em poucos dias. Porém, caso o bebê apresente outros sintomas, é recomendável levá-lo ao pediatra ou oftalmologista, pois pode ser o início de uma conjuntivite.

Leia também: 

Quando levar os filhos ao oftalmologista

Como tratar mancha de sangue no olho? Como tirar?

Os vasos sanguíneos têm um alto poder de coagulação e regeneração. Sendo assim, na maioria dos casos não é necessário qualquer tipo de intervenção. As lesões costumam desaparecer em poucos dias

Ainda assim, é possível tomar algumas medidas caseiras para acelerar o processo de cura, como fazer compressas de água fria e gaze estéril duas vezes por dia. Além disso, também é recomendada a utilização de lágrimas artificiais para aumentar o conforto. 

Leia também: 

O uso de colírio pode causar algum mal?

Caso a mancha escura ou vermelha não desapareça ou surjam outros incômodos, como dores, é recomendado que você vá ao oftalmologista para uma avaliação mais especializada e um tratamento direcionado.  

A principal forma de tratar a mancha vermelha persistente nos olhos é usar o colírio vasoconstritor, pois ele contrai os vasos sanguíneos, o que permite um descongestionamento da região.

Esperamos que o artigo tenha sanado todas as suas dúvidas sobre manchas vermelhas nos olhos.

É sempre importante lembrar que, ao sentir qualquer anormalidade no seu olho, principalmente quando ela promove incômodos que duram mais do que poucos dias, você deve visitar um oftalmologista para obter a avaliação adequada.

Agende uma consulta com um de nossos especialistas!

Confira os convênios que a Viva Oftalmologia atende

Tags

Compartilhe:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore