Quando alguém é diagnosticado com catarata, logo aparecem as seguintes dúvidas: o que é catarata? Qual o preço da cirurgia de catarata em 2022? Existe cirurgia de catarata a preço popular? Tem cirurgia de catarata pelo SUS? O plano de saúde vai cobrir a operação de catarata? Enfim, são muitas as dúvidas que vêm à cabeça, mas nós vamos tentar esclarecer algumas delas neste post. Ok? Vamos lá!
O que você vai ler:
O que é catarata?
Em primeiro lugar, precisamos esclarecer que catarata é igual às rugas e aos cabelos brancos: um dia, todo mundo vai ter.
A catarata acontece quando há perda de transparência do cristalino (lente natural do olho) causando diminuição da capacidade visual. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a incidência de casos de catarata no Brasil é de 120 mil casos por ano!
Em segundo lugar, essa condição pode acontecer por vários motivos. O motivo mais comum é o tempo: a catarata costuma aparecer devido ao envelhecimento dos nossos olhos.
No entanto, a idade avançada não é o único fator para o aparecimento da catarata. O cristalino pode ficar opaco também devido a traumas oculares ou devido ao uso contínuo de certos tipos de medicamentos (catarata secundária). Também existem casos de pessoas que nascem com a catarata (catarata congênita). Por isso, é tão importante fazer o teste do olhinho no bebê que acabou de nascer na própria maternidade.
No vídeo abaixo, o Dr. Davi Gomes dos Anjos, um dos cirurgiões de catarata aqui da dr.olho, explica tudo sobre catarata: tipos, causas, sintomas e o tratamento.
Assista:
Para todos os casos de catarata, a indicação é a cirurgia. Não existe outro tratamento para a catarata que não seja a cirurgia. Muitas pessoas prometem soluções milagrosas para a catarata, como exercícios para os olhos e alguns colírios. Não caia nessa! A única cura para a catarata é a cirurgia de catarata. Ok? Já falarmos sobre exercícios e colírios para catarata em outro texto: https://drolho.com/existe-colirio-para-curar-catarata
Como é feita a cirurgia de catarata?
A cirurgia de catarata é uma das cirurgias mais realizadas no Brasil e no mundo. É uma das cirurgias oftalmológicas mais desenvolvidas do mundo. Embora comum e rápida, não se pode afirmar que a cirurgia de catarata é simples, pois envolve profissionais de alta qualificação e é uma cirurgia realizada dentro do olho do paciente.
A cirurgia de catarata dura, em média, de 20 a 30 minutos, incluindo a preparação do paciente. Em alguns casos mais complexos, a cirurgia pode demorar 1 hora.
Após a operação, o paciente pode ir pra casa sem a necessidade de pontos ou curativos nos olhos. Em alguns casos, o paciente somente necessita utilizar um tampão de proteção, de acordo com a recomendação do cirurgião oftalmologista.
Veja mais: Tudo sobre a cirurgia de catarata
Na cirurgia, o cirurgião retira todo o cristalino opaco, que chamamos de catarata, e coloca uma lente artificial transparente dentro do olho do paciente. Essa lente, muitas vezes chamada somente de LIO (lente intraocular), já é inserida com o grau do paciente. Assim, após a cirurgia, o paciente pode ficar mais independente do uso dos óculos. O grau dessa lente é escolhido após a realização dos exames pré-operatórios do paciente e é calculada pelo médico oftalmologista.
Quais os tipos de lente intraoculares para a cirurgia de catarata?
Na cirurgia de catarata, o cirurgião oftalmologista retira o cristalino e insere uma lente artificial no lugar, a chamada lente intraocular. Existem dois principais tipos de lentes intraoculares: as lentes monofocais e as lentes multifocais. Elas são um dos principais fatores determinantes para o preço de uma cirurgia de catarata.
Lente Monofocal: É a lente mais em utilizada e mais em conta do mercado. Com ela, o paciente vai enxergar com nitidez objetos que estão distantes (como um “óculos para longe”) ou objetos que estão próximos (como os “óculos para perto”). Geralmente, os pacientes optam pela lente que auxilia na visão para longe e usam um óculos de leitura quando querem ver objetos mais próximos (como livro, celular, jornal). Mas essa escolhe é feita pelo paciente junto seu médico de acordo com suas necessidades.
Lente Monofocal com foco estendido: Também são lentes monofocais, mas possuem uma tecnologia que possibilita a visão com nitidez para longas distâncias e, também, distâncias intermediárias. Após a utilização dessas lentes monofocais com foco estendido, alguns pacientes relatam que atingem a visão nítida para perto, com letras pequenas. No entanto, no momento da programação cirúrgica, se esse for o objetivo do paciente, o mais recomendado é a lente trifocal. A principal vantagem da lente monofocal com foco estendido ocorre quando o paciente deseja ter boa visão para diferentes distâncias, porém não podem implantar a lente trifocal, já que esta pode causar, em alguns casos, halos luminosos ao olhar para um ponto luminoso.
Lente Multifocal ou Trifocal: Estas lentes costumam ter um custo maior, porque têm grau para enxergar objetos distantes e, também, objetos próximos. Com essa lente, os pacientes geralmente não precisam mais usar óculos após a cirurgia. Atenção: não há como garantir que o grau vai zerar após a operação, porque o resultado final depende de fatores que não dependem da técnica utilizada, como a cicatrização do olho do paciente. Existem também as lentes bifocais, que são lentes multifocais, mas estão caindo em desuso devido ao avanço das lentes trifocais.
Somente o médico oftalmologista, após uma série de exames, saberá dizer qual as melhores lentes para o seu caso. Contudo, no final das contas, é o paciente junto com o médico que decidem qual será a lente implantada.
Como é feita a anestesia da cirurgia de catarata?
Geralmente, a cirurgia de catarata é feita com anestesia local com o uso de colírios anestésicos. Em alguns casos, pode ser utilizada uma sedação. Em relação à anestesia, a cirurgia de catarata é sempre acompanhada por um médico anestesista, que avalia os medicamentos a serem utilizados em cada caso.
Veja também: Cirurgia de catarata: quais são os instrumentos utilizados durante a operação?
Afinal, qual o preço da cirurgia de catarata em 2022?
O preço da cirurgia de catarata pode variar entre 3 e 15 mil reais por olho. O valor depende, principalmente, dos seguintes fatores:
- A lente intraocular que será introduzida no olho do paciente;
- A técnica cirúrgica adequada para o caso;
- A clínica escolhida pelo paciente;
- A cidade onde a cirurgia será realizada.
Geralmente, as cirurgias mais baratas são aquelas em que se utilizam lentes nacionais. Já as mais caras são as lentes trifocais ou multifocais.
Existem muitos tipos de lentes intraoculares, que podem se dividir entre lentes nacionais e importadas; lentes asféricas ou esféricas; lentes monofocais, bifocais e trifocais; lentes tóricas; lentes multifocais… Muita coisa, né? Mas fique tranquilo, porque o oftalmologista vai te explicar tudo direitinho durante a consulta, ok?
Ao pesquisar por preços para cirurgia de catarata, fique atento se a clínica inclui todos os custos que compõem o valor total da operação, como a lente intraocular (nacional ou importada); todos os exames pré-operatórios oftalmológicos; o exame de risco cirúrgico; e toda a equipe médica, como o cirurgião e o anestesista. Além de tudo isso, é importante perguntar pelas formas de pagamento. Hoje em dia, é possível até mesmo financiar cirurgias.
Por isso, para saber o preço de uma cirurgia de catarata, procure um oftalmologista que faz esse tipo de cirurgia. Só ele saberá dizer qual a lente ideal para o seu caso e qual a técnica cirúrgica indicada e, consequentemente, você saberá quanto será a sua cirurgia!
No vídeo abaixo, o Dr. Davi Gomes dos Anjos (CRM RJ 52-108927-7), um dos cirurgiões de catarata da dr.olho, fala tudo sobre a cirurgia de catarata: como é, quanto tempo dura, como é a anestesia e como é o pós operatório.
As lentes intraoculares trifocais, também chamadas de lentes multifocais, são as lentes que mais se aproximam da lente natural do olho, o cristalino. Elas proporcionam visão para perto, intermediário e longe, deixando o paciente mais independente de óculos.
O preço da cirurgia de catarata com lente trifocal é de R$10 mil reais em média. O valor final depende de avaliação médica, porque pode variar conforme o caso. A cidade e a clínica escolhida também alteram o orçamento.
Veja também: Cirurgia de Catarata com implante de lente intraocular trifocal premium no Rio de Janeiro
Posso operar a catarata dos dois olhos de uma vez?
Não é recomendado operar os dois olhos no mesmo dia. O ideal é operar um olho de cada vez. Não precisa de pressa! Primeiro, operamos um olho. Quando o paciente recebe alta do primeiro olho, ele estará apto a operar o segundo olho. O intervalo de tempo entre as cirurgias varia conforme cada paciente, mas geralmente é de 30 dias.
O SUS realiza cirurgia de catarata?
Sim! A catarata é uma cirurgia eletiva e é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para realizar uma cirurgia pelo SUS, é preciso procurar um médico oftalmologista do próprio SUS. Ele vai avaliar o caso e, se necessário, indicar o paciente para a cirurgia de catarata. A fila de espera para a realização da cirurgia varia de cidade para cidade. No Rio de Janeiro, até outubro de 2019, a fila de espera para uma consulta com o oftalmologista era de mais de 20 mil pessoas.
Apesar de a fila ser grande, a cirurgia é bastante realizada no serviço público, com boa qualidade, utilizando lentes nacionais.
Veja também: Onde fazer a catarata pelo SUS no Rio de Janeiro?
Os planos de saúde cobrem a cirurgia de catarata?
Em parte! Os principais planos de saúde cobrem alguns gastos da operação de catarata, como as taxas de centro cirúrgico e a equipe médica. Porém, alguns planos costumam ter um teto para cobrir o valor da lente intraocular (que é utilizada em todas as cirurgias).
Se você tem plano de saúde, procure saber se o seu plano cobre todos os custos da cirurgia. Algumas vezes, os pacientes recebem cobranças inesperadas por parte do plano de saúde.
Por isso, muitas vezes, realizar a cirurgia de catarata com lentes importadas utilizando o plano de saúde pode sair mais caro que fazer a operação em clínicas particulares.
Veja também: Onde encontrar cirurgia de catarata a preço popular no RJ?
Procurando por cirurgia de catarata a preço popular no Rio de Janeiro? Encontrou!
A dr.olho realiza cirurgia de catarata a preço popular no Rio de Janeiro em centro cirúrgico com os melhores e mais seguros equipamentos cirúrgicos do mundo. Parcelamos em até 21x no cartão de crédito e em até 36x no boleto bancário (com análise de crédito). Utilizamos lentes importadas e nacionais de alta qualidade.
Fale com a gente ou agende sua consulta direto com um cirurgião de catarata:
Agende online: https://drolho.com/agendamento
WhastApp: clique aqui
Telefone: (21) 2018-7040