Vista embaçada ou turva: 5 principais causas

A vista embaçada pode se dá devido algumas doenças preexistentes como glaucoma, catarata ou conjuntivite, por exemplo ou por um grau mal ajustado. Outras causas comuns incluem secura, choro, coceira e envelhecimento do olho.

Saiba que a falta ou o excesso de luminosidade pode causar alteração nos campos visuais, especialmente em pessoas que já têm problemas de visão.

Veja as 5 principais causas da visão embaçada ou turva. Acompanhe o artigo!

Principais causas da vista embaçada

“Está tudo embaçado e não consigo enxergar nada direito”. Confira 6 causas comuns a seguir e busque auxílio médico.

Defeitos refrativos

Lembra da miopia, hipermetropia e do astigmatismo? As três condições deixam a visão turva.

Não há uma convergência entre os raios de luz, causando assim dificuldade para enxergar de perto ou longe, ou ambos.

A indicação é quase sempre lentes corretivas, por meio dos óculos de grau, lente de contato ou cirurgia. Portanto, é indicado avaliar o desenvolvimento ou avanço dessas doenças com o oftalmologista.

Catarata

Pacientes acometidos pela catarata apresentam visão turva ainda no estágio inicial da doença.

O cristalino ganha um tipo de “névoa” que, com o tempo, vai ficando progressivamente branca, sendo necessária a troca da membrana por uma lente intraocular.

O tratamento da catarata é cirúrgico, sendo indispensável para preservar a qualidade visual do paciente e contornar o avanço do quadro,

E-book catarata

Glaucoma

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível do mundo e possui como alarmante a sua característica silenciosa no início da doença.

Uma vez que o paciente comece a apresentar um quadro de vista embaçada, deve-se observar outros sintomas em conjunto, tais como: dor de cabeça, pressão intracraniana e enjoo. 

Em todos os casos, a gravidade do caso ressalta a importância de realizar o check-up preventivo da sua visão periodicamente, de modo a tornar possível o diagnóstico precoce de doenças silenciosas, como o glaucoma.

Doenças da retina

Graças à retina, podemos dizer que um círculo não é retângulo, dado que essa membrana é responsável pela formação das imagens e envio delas ao cérebro.

Se a retina não funciona bem, a visão embaça e aparecem manchas. Quanto mais cedo o médico for consultado, melhor para os olhos.

Leia também: 

Doenças na retina: saiba quais são as 3 mais comuns

Problemas diversos de saúde

Nem sempre o embaçamento visual está associado a uma condição propriamente oftalmológica. Hipoglicemia, enxaqueca e doenças hormonais, estão entre as comorbidades que causam esse tipo de problema. 

Ao sinal de vista “turva”, portanto, marque um check-up da sua visão e, se necessário, inclua outros especialistas nesta avaliação em um check-up completo da sua saúde.

Maus hábitos

Há, também, outros fatores comportamentais que provocam alterações visuais. Dentre eles estão:

  • Ficar horas concentrado numa atividade, sem sequer olhar para o lado;
  • Contato excessivo com telas luminosas por um longo período sem descanso;
  • Hábito de esfregar ou coçar os olhos frequentemente;
  • Estresse excessivo;
  • Privação de sono.

Como prevenir a vista embaçada? 

Todo cuidado é pouco quando o assunto são os olhos.

A prevenção não começa a partir dos primeiros sintomas, mas, sim, cultivando hábitos saudáveis que refletem diretamente na saúde ocular – principalmente daquelas pessoas que exigem bastante dos olhos nas atividades diárias.

Portanto, mantenha seu check-up ocular em dia e seus olhos sempre hidratados. Preserve o hábito de utilizar colírios indicados pelo seu oftalmologista.

Descansar e manter os olhos úmidos, principalmente nessa época mais seca do ano, é também de extrema importância. Pisque com frequência e não abuse da iluminação em casa.

Vista embaçada? Veja o que fazer

Podemos concluir que os olhos avisam quando algo não vai bem. Por isso, caso esteja lidando com a visão embaçada, agente uma consulta oftalmológica e busque um diagnóstico médico da sua saúde ocular.

Clique aqui e agende sua consulta

Para agendar um consulta com os especialistas da Viva Oftalmologia, clique aqui e prossiga com o seu diagnóstico.

Tags

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore