Corinthians e Palmeiras se encontram neste domingo, a partir das 11h (de Brasília), na Neo Química Arena, para a grande final do Campeonato Brasileiro sub-20. Será uma decisão entre o melhor ataque (a equipe comandada por Paulo Victor marcou 26 gols) e a segunda melhor defesa (o Timão sofreu apenas sete gols).
O técnico Danilo Andrade ainda não sabe se poderá contar com Guilherme Biro, que se lesionou após um período com a Seleção Brasileira. Ele treinou na última sexta e será reavaliado.
Giovane também poderá aparecer como opção, como falado pelo treinador em coletiva realizada na última sexta-feira. Por outro lado, Felipe Augusto é desfalque confirmado, por uma lesão no ombro sofrida no Paulista da categoria, na quinta.
A grande atração da decisão será a presença de Endrick, que nesta semana já chamou o interesse do Barcelona. A jovem promessa marcou dois golaços na semifinal contra o Athletico-PR, sendo um de cobertura e o outro de bicicleta.
Na campanha até a final, o Palmeiras contou com a volta de Henri para dar mais segurança ao setor defensivo. Porém, não terá à disposição o ponta Giovani, que se recupera de lesão e não irá se recuperar a tempo.
É a primeira decisão da competição entre clubes do mesmo estado, desde que a competição começou a fazer parte do calendário da CBF, em 2015.
Também é novidade uma decisão que acontecerá em jogo único. Com o maior número de pontos somados nas fases anteriores, o Alvinegro terá a vantagem de buscar seu primeiro título do torneio em casa.
“É uma vantagem. Está no regulamento de quem tem a melhor campanha, mas é uma vantagem muito pequena, a gente vai ter a nossa torcida, vamos jogar em casa, mas o jogo é aberto dos dois lados, não vai ter vantagem nenhuma. A vantagem vai ser jogar bem, fazer o nosso jogo. O lado bom é que o torcedor vai estar junto, isso ajuda”, disse Danilo.
Do outro lado, o Palmeiras vai para sua terceira final da categoria. A equipe foi campeã em 2018 e vice em 2019.
“A expectativa é muito boa, um grande clássico no cenário paulista e nacional, e um privilégio poder participar de mais um momento como este. É procurar executar o nosso trabalho da melhor forma possível para que a gente conquiste o nosso objetivo”, falou Paulo Victor.
Para chegar até a final, o Corinthians ficou na segunda posição do seu grupo e, no mata-mata, passou por América-MG e Flamengo. O Palmeiras também ficou na segunda colocação de sua chave e deixou para trás Vasco e Athletico-PR nas quartas e semifinais.
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Data: 25 de setembro de 2022 (domingo)
Horário: às 11h (de Brasília)
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Auxiliares: Leandro Matos Feitosa (SP) e Robson Ferreira Oliveira (SP)
CORINTHIANS: Kauê; Léo Mana, João Pedro, Murillo e Vitor Meer; Zé Vitor, Ryan e Matheus Araújo; Kayke Ferrari, Pedro e Arthur Sousa. Técnico: Danilo Andrade.
PALMEIRAS: Kaique; Gustavo Garcia, Henri, Kaiky e Yan; Fabinho, Pedro Lima e Jhon Jhon; Edney, Kevin e Endrick. Técnico: Paulo Victor