Marketing analytics: a importância da análise de dados para o marketing digital

A transformação digital já faz parte da rotina de diversas empresas. Por meio dela, o ambiente corporativo tem inúmeras oportunidades de melhorar a produtividade dos colaboradores e o comprometimento na realização de tarefas. Entretanto, tudo melhorou ainda mais com a implementação do marketing analytics.

É muito importante acompanhar as mudanças e tendências que surgem no mercado. Afinal, sempre existem novas ferramentas que podem otimizar e padronizar processos. Assim, garante-se a qualidade na prestação dos serviços e a garantia da satisfação do consumidor.

Dito isso, hoje vamos verificar como a análise de dados pode melhora os resultados da empresa. Veja quais são os benefícios e como usar essa estratégia a seu favor.

O conceito de marketing analytics

É uma divisão do setor de marketing que tem como foco a coleta e a análise de dados. Afinal, estamos diante de uma realidade imersiva no digital e é necessário explorar o que há de melhor nesse cenário.

O marketing analytics dialoga com o propósito da LGPD e permite que a empresa passe a tomar decisões baseadas em dados reais, que valorizem a segurança e precisão de seus objetivos. Assim, é possível melhorar a taxa de conversão das campanhas e abandonar completamente o achismo em momentos de tomada de decisões.

O diferencial competitivo é bastante importante para fins de atração e retenção de clientes. Dessa forma, é fundamental apostar na padronização de processos e trazer mais confiança ao público que sua marca deseja atingir. Logo, adotar a análise de dados é um investimento que traz vantagens a médio e longo prazos.

Os principais benefícios do marketing analytics

Primeiramente, é necessário destacar a mensuração de resultados, uma vez que, por meio de uma análise periódica, sua equipe pode identificar pontos de melhorias e realizar mudanças benéficas. 

Em seguida, precisamos lembrar que o marketing analytics permite calcular o ROI das estratégias na intenção de que todos tenham embasamento para decisões. Seja ela em campanhas sazonais, remarketing ou outras que contribuem com o aumento das vendas e crescimento da marca.

Consequentemente, você entenderá com mais precisão o comportamento do consumidor e dará início a ações que fortalecem seu relacionamento com ele. 

As ações para iniciar sua estratégia

A princípio, o ambiente de trabalho será voltado para a cultura data driven. Neste caso, deve-se estruturar uma equipe com processos que possam realizar o rastreamento, a coleta e a análise de dados. 

Entre as ferramentas que ajudam em tais finalidades, estão SEMrush, RD Station, Adobe Analytics,  Facebook Insights e Google Analytics. Este último com a facilidade em utilizar parâmetros UTM, que permitem rastrear partes dos textos disponíveis em links. Ou então, um código JavaScript conhecido como pixel de rastreamento.

Por último, a dica é documentar resultados, manter a organização para sempre tomar boas estratégias e monitorar as métricas certas. Por exemplo, as origens de tráfego, o custo de aquisição por clientes (CAC), custo por lead (CPL) e a taxa de abertura na sua estratégia de e-mail marketing. Assim, você usará os dados a favor da estratégia e otimizará seus resultados por meio do marketing analytics.

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