O dia 25 de novembro simboliza para muitos comerciantes uma ótima oportunidade de aumentar o número de pedidos na loja. Neste caso, é natural que busquem saber como vender mais na Black Friday. Afinal, é uma época muito pertinente para fazer campanhas pontuais.
Contudo, a data também engaja os consumidores, que esperam por esse momento para comprar um item desejado por um preço mais atrativo. Por isso, é muito importante estudar o comportamento e as características do seu cliente e desenvolver um planejamento adequado. O objetivo é aumentar o número de aquisições de produtos e satisfazer o desejo dos consumidores.
Se você deseja aprender a valorizar essa data da melhor maneira possível, continue conosco e conheça os passos abaixo!
1. Prepare-se com antecedência para o aumento de demanda
A previsão de demanda é uma prática muito corriqueira em empresas que desejam manter a saúde do negócio. Por meio da tecnologia é possível obter informações dos produtos que apresentam uma maior procura do seu público-alvo.
Assim, a equipe tem os dados necessários para construir metas a curto, médio ou longo prazo. Também pode conduzir um planejamento que mantenha a qualidade e a quantidade ideal de mercadorias no estoque. Desse modo, você evita faltas de determinados itens na loja virtual ou no ponto de venda e não gera frustração no consumidor.
2. Analise a concorrência e dê descontos reais
Normalmente, há empresas que dispõem do injusto costume de aumentar o preço dos produtos meses antes desse evento e baixá-lo justamente no dia. Já podemos adiantar que isso é uma péssima dica em relação a como vender mais na Black Friday.
Afinal, ao agir dessa maneira, o público verá que sua marca propaga a chamada Black Fraude. Portanto, estude a concorrência e procure analisar indicativos que permitam a criação de descontos reais e que realmente despertem o interesse dos clientes. O desconto progressivo na compra de mais unidades é uma estratégia justa, por exemplo.
3. Elabore uma jornada de compra completa
Com foco nessa oportunidade de venda, é interessante que sua loja construa uma jornada de compra com foco na Black Friday. Assim, é possível construir estratégias ao decorrer das 4 etapas diferentes que ela dispõe: aprendizado, reconhecimento, consideração, até chegar a tomada de decisão de compra.
4. Monte uma boa campanha de divulgação online
Os ambientes online são uma ótima forma de preparar seu público para a chegada desse dia. No entanto, é necessário planejar com antecedência a sua campanha e estudar os melhores meios de comunicação para divulgá-la. Por isso, conte com um planejamento estratégico e evite perder oportunidades que aumentam a taxa de conversão.
5. Adapte-se a como vender mais na black friday
De modo geral, é essencial investir em treinamentos de equipe para que todos possam superar metas com maior facilidade. Essa é uma forma de desenvolver inteligência emocional para lidar com qualquer tipo de situação que apareça durante grandes eventos no varejo. Afinal, o ideal é sempre valorizar a satisfação da clientela pela sua marca.
Neste conteúdo, você aprendeu algumas dicas de como vender mais na Black Friday. Portanto, use essas orientações a seu favor e supere as expectativas nessa ocasião que favorece o seu crescimento no mercado.
Em decorrência do seu interesse pelo tema, separamos este artigo que fala sobre consumidor digital: qual é o perfil e como se comunicar com esse público?