Hoje em dia, sabemos o quanto é importante se destacar dos concorrentes e ganhar visibilidade no segmento que você faz parte. Assim, é possível valorizar a missão e as visões da marca nas tomadas de decisões constantes. Dito isso, vamos compreender a importância da análise da concorrência.
Muitas empresas ainda usam os mesmos métodos de anos atrás para conseguir conquistar os clientes, mas diversas mudanças ocorreram e atualmente as marcas podem agir com mais autenticidade. A tecnologia, inclusive, permite diversos benefícios aos que desejam construir um diferencial e conquistar a confiança dos consumidores.
Desse modo, veja algumas opções de ferramentas que fazem esse monitoramento e permitem que sua equipe tenha insights para melhorar sua imagem no mercado.
1. Similarweb
Um site profissional facilita a expansão da sua marca e permite que clientes de regiões diferentes possam comprar na sua loja. Entretanto, ele precisa ser atrativo o suficiente para melhorar a sua taxa de conversão. Dito isso, é interessante ter uma ferramenta de análise da concorrência que mostre se os seus concorrentes obtêm esse resultado.
Com o SimilarWeb, sua equipe poderá saber o volume de tráfego presente nos sites da concorrência, oferecendo um relatório completo. Ele traz informações como origem de tráfego, taxa de rejeição e duração média que cada usuário ficou na página.
2. SEMrush
Inegavelmente, conseguir um destaque no ranqueamento do Google requer muitos esforços da equipe de marketing. Se você trabalha com Inbound Marketing, deve saber da importância de trabalhar com técnicas de SEO para atingir a posição 0.
Dito isso, conte com o SEMrush para identificar quais são as principais palavras-chave que a concorrência usa para obter bons resultados. Assim, é possível melhorar seu posicionamento de marca e sempre focar em otimizações que mantenham a relevância do seu site.
3. Google Alerts
Como falamos do Google anteriormente, nada melhor que citar uma ferramenta de análise da concorrência do site de buscas mais famoso do mundo.
O Google Alerts envia alertas para seu e-mail toda vez que o seu concorrente é citado em alguma mídia. Sejam elogios, sejam críticas sobre os produtos, serviços ou outros aspectos da marca. Ele também monitora palavras-chave.
4. Google Keyword Planner
Outra ferramenta muito pertinente do buscador é o Google Keyword Planner. Neste caso, é uma ótima forma de pesquisar palavras-chave de cauda longa para criar conteúdos que realmente impactam a sua audiência. Dessa forma, conduza uma produção de textos que se alinhem aos interesses e às características de sua persona.
5. Hootsuite
Não podemos nos esquecer de analisar a presença online da concorrência. Por isso, conte com a HootSuite para monitorar métricas relacionadas às redes sociais. Desse modo, você poderá verificar a performance dos concorrentes e construir um resultado alinhado aos seus objetivos.
Neste artigo, você conheceu algumas ferramentas de análise da concorrência que fortalecerão seu marketing de conteúdo. Portanto, adicione elas no seu dia a dia e não se esqueça de acompanhar os resultados.
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