O que são notificações push e como usá-las na sua estratégia de marketing?

Devido à adequação com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), muitas empresas procuraram aderir ao marketing de permissão. Desse modo, elas podem usar os dados dos clientes de maneira estratégica, aliada ao total respeito e conformidade às regras. Dentro desse contexto, surge a importância de verificar as notificações push.

Como bem sabemos, é essencial que a marca zele pela experiência do usuário. Desde a implantação de um design responsivo no site até as ações que demonstram cuidado às informações sensíveis que os clientes passam. Certamente, essas são atitudes que fortalecem sua relação com o público-alvo e seu diferencial competitivo.

Sob esse ponto de vista, continue conosco e conheça mais sobre as notificações e quando elas podem ser usadas!

O que são notificações push?

São mensagens estratégicas enviadas aos usuários que acessam determinado site ou app. Normalmente, são em formato de banner ou pop-up e propagam informações que despertam o interesse da sua persona, fazendo com que ela aproveite os benefícios que sua marca traz.

Em relação à página da web, é natural que o visitante receba um pop-up, em que a empresa pergunta se pode ou não enviar notificações. Na maioria das vezes, tem foco em promoções e descontos nos produtos e serviços da loja. Entretanto, é possível captar dados valiosos que podem favorecer sua taxa de conversão e melhorar os resultados de suas campanhas.

Quais os tipos e como usar?

Anteriormente, mostramos como funcionam as notificações push via web. Entretanto, elas também podem servir em estratégias com foco nos usuários que instalaram seu aplicativo.

Sob esse ponto de vista, elas podem ir além da propagação de descontos e promoções. Ao passo se tornam úteis na divulgação de e-books e demais materiais ricos que ajudam o usuário com um determinado problema. 

Ou então, servem para divulgar novidades, compartilhar peças de campanhas institucionais e outras ações que melhoram o relacionamento com seu público. Os principais tipos de notificações push são:

  • mensagens informativas ou promocionais;
  • mensagens de geolocalização, que funcionam em área específica;
  • avaliação ou pesquisa, para coleta de feedbacks.

Quais os principais benefícios?

Primeiramente, temos que destacar o aumento de tráfego no site/app. Em segundo lugar, permite a facilidade de comunicação com o público, uma vez que favorece seu controle no CRM e permite uma tomada de decisões mais estratégias para facilitar a jornada de compra dos usuários.

Em seguida, não podemos esquecer que as notificações push possibilitam a fidelização de clientes. Afinal, atualmente é muito importante contar com consumidores que promovem sua marca e melhoram a sua credibilidade online. Sobretudo, quando sabemos que as pessoas estão altamente conectadas e gostam de compartilhar experiências.

Por isso, enviar alertas e ofertas personalizadas permite maior engajamento do usuário com a marca. Assim, é possível focar em estratégias que trazem uma maior possibilidade de conversão.

Como mensurar essa estratégia?

Por último, lembre-se de usar algumas métricas para analisar a performance das notificações push. Entre elas, podemos citar:

  • taxa de opt-in: número de usuários que dão permissão para o envio das notificações push;
  • taxa de opt-out: quantidade de pessoas que deram a concessão, mas depois bloquearam o recurso;
  • taxas de entrega: quantas notificações chegaram realmente ao usuário, após enviadas;
  • taxa de cliques: mostra a eficácia ou não da estratégia, indicando se as pessoas estão clicando nas notificações;
  • tempo gasto na página ou no app: indica a relevância do conteúdo para qual o usuário é levado após a notificação.

Essas foram as nossas dicas e informações para você criar uma boa estratégia de notificações push. Por isso, analise métricas e tenha empenho para criar conteúdos relevantes para o público.

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