Atualmente, existem diversas alternativas para aumentar o seu número de vendas. Afinal, a internet e o crescente uso de celulares possibilitaram o desenvolvimento de vários canais de comunicação, que buscam fortalecer o relacionamento com seu público-alvo. Entre as possibilidades, está o envio de mensagens instantâneas. Logo, é necessário saber como vender pelo WhatsApp.
Desde o seu desenvolvimento até os dias de hoje, esse aplicativo teve uma grande aceitação das pessoas. Aliás, ele já bateu a marca de 2 bilhões de usuários ativos. Após a compra pelo Facebook, seus desenvolvedores promoveram muitos processos a fim de obter melhores resultados e estabelecer a melhoria contínua.
Agora, vamos conhecer algumas técnicas para que sua equipe possa usar essa tecnologia a favor do crescimento da sua empresa. Por isso, continue conosco e tenha uma boa leitura!
Tenha número próprio para o negócio e com conta business
Por meio do WhatsApp Business, é possível categorizar conversas e analisar métricas de engajamento, como visualizar quantidade de mensagens enviadas e quais foram lidas pelos usuários. Neste caso, é uma ótima maneira de aderir à cultura data driven e tomar decisões com base em informações verídicas.
Aliado a isso, uma dica importante para os empreendedores é ter um número de telefone exclusivo para o negócio. Assim, é possível dividir seus contatos pessoais dos leads. Ou então, filtrar pessoas que estejam em momentos diferentes da jornada de compra do cliente.
Peça permissão aos clientes para mandar mensagens
Diante da transformação digital e a adequação com a LGPD, é necessário vender pelo WhatsApp com base no marketing de permissão. Afinal, essa é uma das boas práticas que a própria lei orienta e torna o contato completamente respeitoso e transparente.
Desse modo, é possível evitar que eles bloqueiem seu contato devido a mensagens indevidas ou que não se alinham às necessidades dos usuários. Sob esse ponto de vista, é essencial considerar as características da sua persona.
Use listas de transmissão
Como bem sabemos, é muito importante automatizar processos. Ao passo que estabelece um padrão de contato, reduz os erros humanos no momento do envio e otimiza o tempo nas atividades manuais. A lista de transmissão é uma ótima forma de direcionar suas mensagens aos usuários que desejam essas informações.
Um detalhe é que essas mensagens chagam de modo individual, mas são enviadas para várias pessoas ao mesmo tempo. Dessa maneira, você foca em estratégias que favorecem a sua taxa de conversão. E possibilita manter um relacionamento com aquelas pessoas que confiam na sua marca.
Monte um cronograma de mensagens
Por falar em manter um relacionamento, é interessante lembrar da importância de que ele seja saudável. Afinal, é essencial zelar pela boa experiência dos clientes com a sua marca. Portanto, use um cronograma de mensagens, para não falar demasiadamente, nem mesmo ser ausente. Em suma, busque o equilíbrio.
Use catálogos de produtos
Desde 2019, o aplicativo disponibiliza esse recurso na intenção de melhorar as possibilidades de vender pelo WhatsApp. Neste caso, cabe à empresa trabalhar o mix de produtos e usá-lo de maneira estratégica. E, consequentemente, facilitar o processo de vendas, favorecendo o número de conversões.
Neste conteúdo, você aprendeu dicas para vender pelo WhatsApp. Dessa forma, use-as com sabedoria e procure analisar seus resultados em busca de otimizá-los constantemente, a fim de favorecer a relação do público com a sua marca.
Por falar no catálogo do WhatsApp, continue conosco e veja neste artigo dicas para usar essa estratégia a seu favor.