Muitas pessoas não imaginam, mas o simples ato de coçar os olhos pode ser prejudicial para a visão.
Sabemos que a coceira nos olhos é bastante incômoda e está entre as principais reclamações dos pacientes aos oftalmologistas, por isso hoje abordaremos esse assunto no artigo de hoje, falando sobre as principais razões para o problema e como é possível lidar com ele da melhor forma.
Leia e confira!
Principais razões para coceira nos olhos
A coceira nos olhos é um sintoma comum a diversos tipos de problemas nos olhos, sendo mais preocupante nos casos mais persistentes. Afinal, não devemos esquecer que o olho é um órgão extremamente sensível e até mesmo o tempo seco e o uso de lentes de contato são fatores que interferem em nossa visão, com potencial de gerar problemas.
Esses são alguns dos motivos pelos quais devemos nos atentar aos sinais que o corpo oferece e evitar levar a mão para esfregar os olhos, mesmo que involuntariamente. Veja as principais razões para coceiras oculares:
1. Alergias
Poeira, fumaça, pólen ou pelos de animais são alguns dos alérgenos mais conhecidos, que afetam tanto a pele quanto os olhos de pessoas com sensibilidade, causando o desenvolvimento de inflamações nesses órgãos.
Sendo assim, evitar o contato com essas substâncias é a melhor solução para reduzir os desconfortos e aliviar a irritação.
2. Fadiga ocular
A fadiga ocular pode ocorrer quando os músculos dos olhos são forçados excessivamente para focar nas imagens de dispositivos eletrônicos como a televisão, computador, celular ou tablet, resultando, entre outros sintomas, em coceira nos olhos.
É importante fazer pausas enquanto estiver utilizando os aparelhos citados, assim como fazer exames oftalmológicos para verificar a necessidade de óculos com lentes especiais.
3. Síndrome do olho seco
Essa doença é um distúrbio ocular crônico e ocorre devido à insuficiência na produção de lágrimas ou sua evaporação excessiva, levando a problemas na lubrificação do globo ocular.
Recomendamos consultar um oftalmologista regularmente para prescrever os colírios adequados para cada caso. Além disso, fique atento para não deixar de piscar, o que é muito comum quando estamos muito concentrados olhando telas eletrônicas.
4. Terçol
O terçol é a inflamação em uma pequena glândula na pálpebra, levando ao surgimento de uma espécie de caroço por conta de alguma obstrução, causada principalmente por bactérias, seborreia ou acne.
Normalmente o terçol desaparece sozinho após alguns dias. Se o terçol não melhorar, a recomendação é buscar um oftalmologista. Jamais faça automedicação.
5. Blefarite
A blefarite é mais um tipo de inflamação da pálpebra, que afeta a lubrificação ocular, resultando em sintomas que podem surgir de um dia para o outro, como a coceira nos olhos, crostas e lacrimejamento.
É uma doença que pode se tornar crônica, por isso as consultas oftalmológicas são importantes para determinar o tratamento apropriado, que variam de simples compressas até pomadas específicas.
7. Conjuntivite
É uma doença ocular contagiosa bastante popular e pode ser viral, bacteriana ou alérgica. Nesse caso, a coceira nos olhos é um sintoma mais perigoso, porque as mãos são agentes de propagação, ao entrarem em contato com objetos contaminados.
O tratamento depende do tipo de conjuntivite e somente um oftalmologista pode indicar o uso de colírios, pomadas anti-inflamatórias ou de antibiótico, por exemplo. Entretanto, evitar levar as mãos aos olhos e lavá-las frequentemente, é imprescindível.
Coceira nos olhos: como aliviar o incômodo?
Algumas medidas para combater as causas mais simples de coceira nos olhos podem ser tomadas em casa, tanto para não agravar os sintomas quanto para aliviá-los de maneira mais prática, como, por exemplo:
- Faça compressas térmicas.
- Caso precise coçar os olhos, use as costas das mãos. É mais limpa que a palma e os dedos.
- Lave os cílios diariamente, com sabonete ou xampu neutro, para remover resíduos e oleosidade.
- Use colírios prescritos por um oftalmologista.
- Faça pausas das telas eletrônicas ao longo do dia.
Inevitavelmente, nos casos recorrentes, é fundamental procurar um oftalmologista para identificar as causas e verificar a necessidade de tratamentos específicos.
Coceira nos olhos: quando devo me preocupar?
Conforme mencionamos ao longo do texto, a coceira nos olhos, apesar de ser um hábito comum, aparentemente inofensivo e frequentemente involuntário, pode causar inúmeros riscos à visão.
Devido a esse fato, a avaliação médica é recomendada, tanto para resolver os problemas quanto para evitar complicações mais graves como o ceratocone, o descolamento de retina e doenças contagiosas como o herpes ocular, a conjuntivite e até a gripe.
Além disso, qualquer sintoma persistente é um sinal de alerta e merece uma consulta oftalmológica, pois essa é a melhor prevenção para diagnósticos e tratamentos precoces.
Como podemos perceber, alguns cuidados diários garantem olhos saudáveis, e evitar coçar os olhos é apenas um deles.
Conte com a Viva Oftalmologia para manter o bem-estar da sua visão! Nosso centro médico conta com profissionais experientes e atenciosos, sempre prontos para te atender, independente da gravidade e tipo de problema ocular!