O que fazer quando a bateria do carro apresenta problemas? Muitas pessoas têm dúvidas a respeito disso e ficam receosas na hora de tomar a decisão. Afinal, vale mais a pena trocar ou apenas fazer uma recarga na bateria?
Bom, a bateria é uma peça fundamental para o arranque do automóvel. É através dela que todos os elementos elétricos do veículo funcionam. Portanto, é de extrema importância que a peça esteja funcionando corretamente. Diante de qualquer falha, a recomendação é tentar descobrir a sua origem. Ou seja, não se pode negligenciar.
O fato é que algumas pessoas, ao passar por algum percalço com o carro relativo à bateria, desconfiam quando o mecânico sugere a troca de vez do item. É comum passar pela cabeça se uma recarga seria mais vantajosa.
Acompanhe o artigo para descobrir qual é a melhor alternativa para o seu carro.
Como identifico se a bateria está com problemas?
Um teste simples pode ser feito pelo próprio motorista. Que tal tentar? Sem dar partida no carro, vire a chave e acione o para-brisas dianteiro na velocidade que preferir.
Caso observe que as palhetas não estão se movimentando na velocidade normal, provavelmente a sua bateria não está em bom estado.
Além disso, outros detalhes podem ser observados pelo condutor. Por exemplo:
- Ao ligar o carro, percebe-se que o giro do motor está mais lento do que o normal
- O motor de arranque não apresenta mais a mesma potência
- As luzes do interior no veículo podem oscilar no brilho ou ficam piscando.
- Quando acionado o botão do alarme do carro, nenhuma luz pisca
- Ao girar a chave na ignição o painel não acende
Se o veículo apresentar alguns desses problemas, vale a pena procurar ajuda especializada de um profissional capacitado.
O que pode descarregar a bateria do carro?
Alguns fatores estão associados ao descarregamento da bateria do veículo. Os mais comuns são:
- Manter a luz interna ligada por muito tempo
- Deixar faróis ligados com o carro desligado
- Carro desligado com o rádio ligado
- Instalar acessórios elétricos sem passar pelo aval de um especialista
- Veículos parados por um longo período
Estas são as causas mais comuns para a bateria do automóvel apresentar sinais de descarregamento / desgaste.
Mas claro que o diagnóstico preciso só poderá ser feito por um mecânico especializado.
Quanto tempo dura em média a bateria do veículo?
A bateria do carro tem um tempo médio de validade de dois a três anos, mas pode variar de acordo com o uso do automóvel. Segundo especialistas, se o dono não tiver os devidos cuidados, como deixar o rádio e outros acessórios ligados enquanto o carro estiver desligado principalmente, a vida útil do produto será menor.
Assim podemos concluir que a bateria pode ser descarregada facilmente e rapidamente se os aparatos do veículo não forem usados conforme o recomendado, mesmo que a bateria seja nova.
A bateria necessita de manutenção?
A maioria das baterias não necessita de manutenção. Esses equipamentos podem ser checados visualmente na hora da troca do óleo, por exemplo. E, caso o mecânico perceba alguma corrosão, pode ser sugerida a troca.
Outro sinal para atenção é quando o ícone da bateria aparece no painel do veículo durante a condução, podendo indicar que há algum problema com o sistema de abastecimento elétrico do carro.
Mesmo com a bateria funcionando vale a pena testar o sistema de carregamento. Está com dúvidas? Então dirija-se até o mecânico para que ele avalie esse quesito de seu veículo.
O principal componente do sistema elétrico é o alternador. Portanto, se a bateria não apresenta sinais negativos, é muito provável que o motivo pela falha de carregamento seja algo no alternador.
Troca ou recarga
Alguns fatores são preponderantes para escolha da recarga ou troca. É necessário ter cuidado e tomar a decisão correta para não comprometer o funcionamento do veículo.
Quando deve ser feita a recarga?
A recarga é geralmente indicada quando a bateria está sendo usada de maneira incorreta. Ou seja, a bateria pode ser nova e arriar por completo.
Nesse caso, o condutor pode contar com a ajuda de outro veículo, fazendo uma ligação em paralelo com o auxílio de um cabo de partida. Assim consegue-se conferir uma carga extra à bateria e ligar o veículo.
É muito comum que isso aconteça quando as pessoas esquecem o rádio ligado com o motor desligado. Além disso, esquecer faróis ligados, assim como luzes internas, também pode fazer a bateria descarregar totalmente.
Desta forma, entende-se que a recarga da bateria é indicada apenas em casos de mau uso e se ela apresentar qualquer outro tipo de problema é necessário passar pelo crivo de um especialista.
Quando devo realizar a troca da bateria?
A troca da bateria do veículo pode ser necessária em alguns casos. Fica a cargo do motorista do veículo prestar atenção em algumas atitudes que podem comprometer o bom funcionamento do produto.
Quando deve ser feita a troca?
A primeira pergunta que deve ser feita é quanto tempo faz que você trocou a bateria pela última vez? Se o período já tiver passado da validade – conforme indica a marca – deve ser feita a troca. Quando estiver próximo do vencimento, já se programa para essa manutenção.
Como falamos anteriormente, a bateria tem duração média de três anos e pode ser encurtada se não for usada de maneira correta. Sendo assim, se o carro apresentar falhas em relação a esse equipamento, é necessário contar com ajuda profissional.
A principal maneira de saber se está na hora de trocar a bateria é através da medição da voltagem da mesma. Isto é, deve-se realizar um teste e checar se a bateria está em bom estado.
Dirija-se até a oficina e peça para o mecânico realizar essa medição. Quando a bateria apresenta voltagem menor que 12V significa que está fraca e, por isso, passível de troca.
Caso o teste mostre voltagem superior a 12V, o problema pode estar em outro mecanismo ou outra peça. Em geral, a falha está no cabo de energia, nível da água da bateria ou alternador.
Nesse sentido, a troca da bateria deve ser feita caso a bateria já esteja comprometida com voltagem baixa ou vencida.
É importante frisar que a bateria também pode apresentar defeito de fábrica. Nesse caso, entre em contato com a loja que efetuou a compra ou diretamente com o fabricante para realizar a troca do produto.
Por fim, outra dica importante: sempre que estiver com dúvida, procure ajuda de um profissional gabaritado e de confiança para auxiliá-lo na melhor decisão.
Afinal de contas, estar com o veículo em perfeito estado é importante para manter a segurança e conforto de todos.
Esperamos ter tirado as suas dúvidas. Caso queira, deixe um comentário, que tentaremos lhe ajudar. Até mais!
Veja também como escolher a bateria certa para o seu carro.