Se você costuma usar a internet com bastante frequência, com certeza você sabe a importância do Google no meio online. Na verdade, ousamos dizer que até mesmo quem não utiliza a internet (o que é muito difícil, mas existe), já ouviu falar “pesquisei no Google” ou então “pesquisa lá no Google pra gente”.
Aparecer na primeira página do Google não se trata de ego e sim de estratégia, uma vez que, no Brasil, o Google é o buscador líder absoluto com 98,88% de utilização no mercado e 4,5 bilhões de visitas por mês. Não é à toa que muitos estudos e dados afirmam que, quem aparecer na primeira página, converte mais.
Este artigo tratará exatamente sobre isso, qual a importância e como aparecer na primeira página do Google. Continue esta leitura que nossos especialistas prepararam para você.
A importância de sua empresa aparecer na primeira página do Google
Segundo uma pesquisa da Hubspot, a primeira página do Google é a vencedora quando se trata em cliques. Os dados da pesquisa afirmam que 75% dos visitantes nunca passam da primeira página após fazer uma busca no mecanismo.
Como é possível observar, sua empresa estar na primeira página do Google não é questão de ego, mas sim de estratégia e sobrevivência no meio digital.
A transformação digital nos deixou acostumados a facilidades, agilidade e confiança. Quando realizamos uma pesquisa na internet, no próprio Google, por exemplo, temos a tendência de dar mais credibilidade aos links que aparecem em primeiro lugar na pesquisa, uma vez que eles costumam atender às nossas necessidades.
Para as empresas, esses cliques são sinônimos de possíveis novos clientes. Portanto, ter uma empresa na primeira página do Google é essencial para gerar autoridade, credibilidade, confiança e, consecutivamente, vendas ou novos negócios.
Como funciona a primeira página do Google
Quando se trata de buscadores no Brasil, o Google não é o líder por pouco não. O segundo lugar, abaixo dele, é o Yahoo!, que possui 0,5% da fatia do mercado, mostrando a enorme diferença entre os quase 99% de utilização do principal mecanismo de pesquisa.
Indo além do nosso país, o Google é também referência mundial. Enquanto aqui utilizamos o termo “dar um Google”, nos países falantes da língua inglesa, é comum ouvir “Google It”, ou seja, o nome Google é quase um verbo, sinônimo de pesquisar.
O motor de busca alcançou esse patamar devido a diversos fatores, entre eles, para melhorar a experiência do seu usuário, o Google investiu e ainda investe em um algoritmo que procura entender as intenções de pesquisav e direciona às páginas consideradas mais relevantes para o contexto. Além disso, ele entrega resultados mais rápido do que outros buscadores, é uma página simples e fácil de ser utilizada, com um banco de dados imenso e indexação mais rápida que em outros sites de pesquisa.
Possuir uma indexação rápida significa que, se você procurar por “melhor caderno de desenho” hoje, você encontrará um resultado. Mas se você pesquisar a mesma coisa, novamente, em alguns dias, pode acontecer de você encontrar resultados diferentes, uma vez que os robôs da plataforma trabalham de maneira muito ágil para entregar os conteúdos mais recentes e mais relevantes sempre.
Maneiras de aparecer na primeira página do Google
Agora que você entendeu a importância de aparecer na primeira página do Google e como a própria primeira página do mecanismo de busca funciona, você deve estar se perguntando como uma empresa consegue colocar seu site em um local tão concorrido.
Realmente, estar na primeira página do Google não é para todos, não é sem motivo que, quando você pesquisa “melhor caderno de desenho” aparecem, atualmente, 8.760.000 resultados, mas são os primeiros links da primeira página que se destacam.
A primeira coisa que você precisa compreender é que não se trata de agradar um robô, mas sim que o robô trabalha para proporcionar uma melhor experiência para os humanos que realizam pesquisas em sua página.
Para entregar a melhor experiência, as técnicas de SEO, que são a otimização dos mecanismos de buscas, podem ser implementadas em seu site e em seu blog, a fim de otimizá-lo para atender às necessidades dos humanos usuários e, assim, facilitar o trajeto da sua empresa até o topo das páginas de resultados do Google.
Um bom conhecimento das técnicas de SEO é imprescindível para esse momento, então, listamos abaixo alguns fundamentos que um site deve ter implementado.
Conteúdos relevantes
O Google sempre deixou claro que seu principal objetivo é oferecer experiências mais completas e rápidas para os usuários. Quando se trata de conteúdo, o básico não entrega tudo o que o usuário merece, é por isso que os conteúdos utilizados em seu site devem ser estratégicos, bem pensados e bem-feitos, desenvolvidos com uma estrutura que facilite a experiência do público.
Palavras-chave estratégicas
Um dos pontos analisados pelo algoritmo do Google para identificar do que se trata seu site e seu conteúdo, é analisar palavras-chave. São elas que vão ligar a sua página ao seu público-alvo e sua persona.
Link Building
Há anos o Link Building é uma das estratégias mais utilizadas tanto no SEO quanto no Marketing Digital em geral. Isso porque essa técnica consiste em fazer um conteúdo relevante e atraente a ponto de ser mencionado e compartilhado em outras páginas e conteúdos. Desta forma, o algoritmo do Google compreenderá que seu material é tão qualificado a ponto de ser utilizado como referência ou base.
Especialistas em SEO
Otimizar seu site e seus materiais não é uma tarefa fácil, principalmente quando você tem outras diversas tarefas para cumprir dentro da empresa. É por isso que, uma das maneiras mais simples de conseguir que a página da sua companhia conquiste a primeira página do Google é contar com uma agência especializada na técnica de SEO.
Uma agência especializada compreende tudo de algoritmo e suas demandas, a partir disso, ela conseguirá trabalhar em seu site a fim de configurá-lo com as técnicas adequadas e também na criação de conteúdos para as suas abas e blog feitos de forma estratégica.
A Digitall Evolution é a melhor agência de marketing do Brasil e já colocou mais de 400 páginas na primeira página do Google e somos especialistas em SEO, aptos a analisar aos gaps da sua página, corrigi-la, otimizá-la e ranqueá-la nas primeiras posições tão requisitadas.
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