Quem é heavy user da internet e suas funcionalidades, em especial as redes sociais, com certeza já se deparou com pessoas comentando, utilizando, elogiando e até mesmo criticando o Chat GPT por aí, mas você realmente já entendeu do que se trata?
Se você não entendeu o que é o Chat GPT ou entendeu superficialmente, respire fundo, continue sua leitura, e nós da melhor agência de marketing do Brasil, vamos te deixar a par de tudo sobre essa ferramenta.
Desenvolvido pela OpenAI, um laboratório estadunidense de pesquisas em inteligência artificial, e lançado em novembro de 2022, o Chat GPT é uma tecnologia com inteligência artificial que imita a linguagem humana para responder perguntas de usuários e produzir ou corrigir conteúdo quando solicitado.
E o que é Inteligência Artificial?
Uns anos atrás, quando falávamos sobre Inteligência Artificial, era comum que automaticamente imaginássemos robôs humanóides como no filme O Homem Bicentenário, quando o robô desenvolve sentimentos, ou até mesmo em obras mais preocupantes, como é o caso dos contos e do filme Eu, Robô, quando um robô é suspeito de cometer um assassinato, quebrando a Lei dos Robóticos, sugerindo a ideia de que as máquinas poderiam, então, dominar o mundo.
Hoje, apesar da criação de robôs humanóides surpreendentes, como a robô britânica Ameca, que foi um dos assuntos mais falados durante a CES 2022, maior feira de tecnologia e inovação do mundo, inteligência artificial é um avanço tecnológico que permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana, não preso somente a uma máquina com formato similar a um ser humano.
Como surgiu o Chat GPT e como ele funciona
A empresa desenvolvedora do Chat GPT foi criada em 2015 e, na teoria, é uma organização sem fins lucrativos, que recebe suporte e apoio financeiro de outras empresas para desenvolver essa tecnologia. Em seu banco de participantes, já passaram Elon Musk, criador da Tesla e da SpaceX e que foi um dos fundadores, Sam Altman, que atualmente está à frente das operações da OpenAI, Peter Thiel, cofundador do PayPal, e Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, entre outros nomes.
Segundo o site da OpenAI, eles criaram e treinaram um modelo de chat chamado Chat GPT, que interage de forma conversacional, ou seja, em diálogos, como se você estivesse conversando com outro ser humano em um chat como WhatsApp, Telegram, etc.
A empresa afirma que o formato de diálogo permite que o Chat GPT responda perguntas da conversa, entenda e admita seus erros (chegando até a pedir desculpas), conteste raciocínios incorretos e rejeite solicitações inadequadas.
Qual é a diferença entre o Chat GPT e o Google ou um chatbot convencional
O Chat GPT, por mais que seja recente, é um enorme avanço na inteligência artificial, uma vez que interage de maneira quase natural, onde não é possível perceber que está conversando com um robô, além disso, não dá respostas genéricas.
Ele utiliza, sim, os dados da internet como base para suas informações, mas é capaz de contextualizá-los para elaborar textos e respostas criativas e únicas, ou seja, não é simplesmente um copia e cola.
O Chatbot, por sua vez, é um software que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas, visando responder às perguntas de forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador, mas muitas vezes são respostas prontas, já programadas, que fazem com quem é um usuário ávido da internet consiga perceber que não é uma resposta natural, não é uma pessoa.
Além do chatbot, uma das comparações do Chat GPT é com o mecanismo de pesquisa do Google, uma vez que por lá também é possível fazer perguntas e obter respostas com base em dados da internet.
Inclusive, uma pesquisa da plataforma Preply sugeriu que o Chat GPT pode ser mais “inteligente” que o Google. Os especialistas avaliaram a inteligência artificial de ambas as ferramentas em 40 desafios e, por fim, o Chat GPT ganhou do Google em 23 deles.
O próprio Google já testou o Chat e fez uma série de perguntas usadas em uma entrevista de codificação e, com base nas respostas, informou que a inteligência artificial poderia ser contratada como engenheiro nível três, ganhando um salário bruto por ano de R$ 942.779,40.
Como o Chat GPT pode fornecer respostas simples e claras, além de somente uma lista de links, essa tecnologia fez com que o Google ligasse o alerta, acelerando seu processo de desenvolvimento de um chat concorrente ao GPT. Agora, devemos aguardar o que vem nos próximos capítulos dessa disputa pelo pódio.
Apesar de o Chat GPT ser um avanço notável da tecnologia, muito se questiona sobre o futuro da ferramenta que ainda está em processo de betagem, ou seja, desenvolvimento e testes.
Muitos profissionais acreditam que o Chat GPT pode chegar a substituir o trabalho humano, como o de redatores, escritores, desenvolvedores, entre outros, mas o Chat, apesar de avançado, ainda possui uma série de limitações que podem, ou não, serem corrigidas, e, por enquanto, ainda não substitui o processo humano e seu senso crítico.
O que já está sendo utilizado e sugerido é que profissionais utilizem o Chat GPT como um auxiliar para suas produções próprias, sendo possível, no caso de um redator, por exemplo, solicitar que o Chat GPT criasse um texto no formato necessário e, então, revisar, complementar, extrair trechos e modificar.
No caso de um desenvolvedor, o GPT pode dar ideia de criação de códigos, corrigir algumas imperfeições e sanar dúvidas sobre a programação.
Aqui na Digitall Evolution, tal qual nosso nome sugere, procuramos sempre acompanhar a evolução digital, mas não deixamos o toque humano de lado. Nossos colaboradores já estão se especializando na ferramenta e testando suas possíveis utilizações em nossa rotina de trabalho.
Uma agência de marketing digital profissional consegue aliar a produção humana à inteligência artificial, oferecendo soluções sem perder o cuidado, excelência e qualidade que um serviço personalizado e pensado especialmente para a sua marca demanda.
Post Views: 2