Uma das técnicas em mais evidência no marketing digital é o SEO e hoje você vai compreender um pouco mais sobre o que é SEO e para que ele serve, nas palavras de especialistas da melhor agência de marketing do Brasil.
Antes de tudo, vamos acertar a pronúncia da sigla SEO, um termo em inglês que em português significa “otimização de mecanismos de busca”, diferente da sigla CEO, um termo também em inglês que em português significa “diretor geral ou presidente da empresa”.
Por possuírem escritas similares, é comum que a pronúncia seja confundida, mas SEO se pronuncia: éss – i – ou, enquanto CEO se pronuncia: ci – i – ou.
Agora que você sabe como pronunciar SEO corretamente, vamos ao que interessa. Continue sua leitura!
Como mencionado acima, SEO é uma sigla derivada do termo Search Engine Optimization, que em português significa Otimização de Mecanismos de Busca.
O que é um mecanismo de busca?
Indo um pouco mais a fundo, você sabe o que é um mecanismo de busca?
Também chamado de motor de busca, é um servidor especializado na procura de informação online. Os resultados da pesquisa são listados em uma página e podem consistir em outras páginas, imagens, vídeos e outros formatos de conteúdo.
Alguns exemplos de mecanismo de buscas são: o principal deles, Google; Yahoo!; Bing, entre outros.
Quando falamos sobre otimização de mecanismo de busca, é porque sempre que uma página é publicada na internet, os buscadores a indexam para que seja encontrada por quem procurar por este assunto.
Vamos supor que você tenha um blog sobre café. Sua meta é ser lido, correto? Então você imagina que, sempre que alguém procurar por “café” em um buscador, como o Google, sua página aparecerá como sugestão de leitura para ele.
Agora, analise por um momento: quantas páginas sobre café são publicadas diariamente? Só para se ter uma noção, nós testamos e colocamos “café” na barra de pesquisa do Google e obtivemos aproximadamente 1.710.000.000 resultados.
Aí entra a questão que não quer calar: como se destacar entre 1.710.000.000 resultados e ficar ranqueado na primeira página para que seu leitor ou cliente te encontre com mais facilidade?
Esse é o trabalho do SEO. Essa técnica otimiza sua página e seus textos com o objetivo posicionar a página em questão entre os melhores resultados dos mecanismos de busca.
Como os mecanismos de busca funcionam?
Como você pode perceber a partir do dado mencionado acima, a internet possui mais páginas do que podemos imaginar. Somente sobre “café” são mais de um bilhão, setecentos e dez milhões de páginas, agora imagine sobre outros assuntos que são os mais diversos possíveis.
Quando uma página é publicada, antes dela ser entregue para você na primeira, segunda, terceira (e por aí vai) páginas do buscador, os buscadores contam com algoritmos para organizar e classificar o conteúdo.
Em resumo, existem três processos principais para organizar e classificação de uma página, são eles: rastreamento, indexação e exibição de resultados.
- Rastreamento: este é o processo em que os robôs do buscador, ou do Google (chamado de Googlebot, spider, bot…), no caso, identificam as páginas para enviá-las ao índice. Eles usam os algoritmos para definir a prioridade e a frequência de indexação das páginas;
- Indexação: o bot processa cada uma das páginas rastreadas para incluí-las no seu índice. A partir disso, são indexadas informações como conteúdo da página, data da publicação, região da publicação, título, descrição e dados;
- Exibição de resultados: feito isso, quando alguém pesquisa sobre “café”, por exemplo, o algoritmo já está preparado para encontrar em sua base e exibir os resultados mais relevantes para aquela pesquisa.
O termo SEO foi mencionado pela primeira vez no livro Net Results, escrito por Bob Heyman, Leland Harden e Rick Bruner, em 1997.
Os autores contam que o termo SEO surgiu quando discutiram sobre o ranqueamento do site da banda Jefferson Startship em mecanismos de busca, que só aparecia na página 4. Quando eles incluíram mais palavras-chave com o nome da banda no conteúdo do site, eles observaram que a página voltou para a primeira posição nas pesquisas, o que fez Bob e Leland chamarem essa técnica de Search Engine Optimization.
Evolução do SEO
Como tudo na vida, o marketing e suas técnicas e estratégias também tendem a evoluir. Até acontecer difusão do Google, as técnicas de SEO eram limitadas ao envio do site aos buscadores e otimizações on-page, que é o processo de otimização de páginas individuais de um site, focando no conteúdo da página e no código HTML, incluindo tags de título, de cabeçalho e de meta descrição, além das tradicionais palavras-chave.
O SEO on-page também organiza o conteúdo para que os robôs do mecanismo de busca analisem mais facilmente o assunto do conteúdo e o indexe como relevante.
Após a popularização do que conhecemos como o principal mecanismo de busca, o Google, profissionais de marketing começaram a observar o SEO com outros olhos, analisando métricas de links.
Foi assim que foi criado o conceito de link building, prática de inclusão de links de outros sites para as suas páginas. Nesta prática, são priorizados links de endereços reconhecidos e relevantes para a temática abordada, desta forma, a página que utilizou esses links pode ser interpretada pelo Google como um conteúdo relevante, melhorando ranqueamento, aumentando seu tráfego e até mesmo sua autoridade.
Como o SEO funciona atualmente
Em pleno 2023, 26 anos depois do surgimento do termo SEO, essa ainda é uma técnica muito forte para colocar sua empresa na primeira página do Google, mas é importante estar sempre atento às atualizações, afinal, a mudança é constante. Para este ano, existem algumas tendências, confira.
- Muitas atualizações de algoritmo: até o mês de outubro do ano passado, os algoritmos do Google passaram por 8 atualizações e em 2023 não será diferente;
- Google Page Experience: sites com baixa velocidade podem perder posições no buscador;
- Conteúdo útil e humano: essa pode ser uma das principais atualizações do Google, onde ele prioriza original, útil e escrito de pessoas para pessoas, identificando e combatendo conteúdos gerados por inteligência artificial;
- Vídeos dominando os cliques: cada vez que passa as pessoas dão mais prioridades a vídeos do que materiais escritos, não é atoa que o Google tem investido significativamente em destacar resultados de vídeo em suas buscas. A dica aqui é investir no YouTube SEO;
- Indexação rápida: atualizações garante uma indexação cada vez mais rápida, ajudando em estratégias de SEO;
- Tráfego orgânico de marca: é o que traz melhores resultados, por isso, vale analisar e encontrar gatilhos que fazem o tráfego subir para ajudar no crescimento da sua audiência.
Uma dica muito relevante para implementar SEO na sua empresa é contar com especialistas, que estão acostumados com essas técnicas e atualizações, sabendo exatamente como direcionar seu site para a primeira página do buscador.
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