Quem sabe faz ao vivo: como engajar leads e clientes com o Live Commerce

Poucos conceitos do marketing digital têm ganho tanta relevância quanto o Live Commerce. E não é para menos: com a alta do formato de streaming e dos conteúdos ao vivo, é de se esperar que as vendas tenham também se adaptado ao que o público exige.
Mas será que essa tendência vai sumir em poucos meses, ou ela veio para ficar e revolucionar a forma como marcas divulgam seus produtos e serviços? Nesse artigo, exploraremos essa e muitas outras perguntas sobre esse tema.
Venha conhecer o universo do Live Commerce e descubra se ele seria interessante para o seu plano de divulgação.

O que é o Live Commerce?

Você já está habituado ao conceito de televisão ao vivo, que já não é novidade para ninguém. Se você gostava de assistir TV de madrugada, talvez até tenha se deparado com um daqueles programas que vendem joias e tapetes em tempo real, atendendo ligações de consumidores enquanto mostram as peças.
O Live Commerce utiliza basicamente o mesmo formato. No entanto, é claro que tudo foi adaptado para a realidade dos tempos do marketing digital. Na era dos influenciadores digitais e dos streamers, as pessoas querem opiniões reais, autênticas e genuínas do que vão comprar. Essa ferramenta se diferencia por mostrar as coisas “sem filtro”, o que é interessante para o público-alvo.
Recentemente,a influenciadora Virgínia Fonseca virou assunto nas redes ao vender impressionantes R$22 milhões em uma live de pouco mais de 13h. Ao longo dessa jornada, a blogueira promoveu sua marca de cosméticos com brincadeiras, interações e conversas que engajaram seus seguidores.

Quais são os diferenciais do Live Commerce?

Certo, mas por que isso tem chamado tanta atenção ultimamente? Em tempos em que o Inbound Marketing e os Ads apresentam resultados tão promissores, por que o Live Commerce está funcionando tão bem?

Imagine que você quer comprar uma cafeteira. Seu primeiro passo provavelmente será fazer uma pesquisa nas principais ferramentas de pesquisa da internet. Depois, você pode optar por ler matérias em blogs ou avaliar uma página de vendas.

Mas mesmo que você veja um vídeo super produzido da máquina, ou até mesmo leia avaliações positivas, pode ser que você siga com uma pulga na orelha: quanto disso foi “montado”? Será que existiram cortes no vídeo para dar a impressão de mais agilidade na preparação? Será que a proporção do tamanho do produto é realista?

O Live Marketing é a sua oportunidade de, como dizem por aí, “dar a cara a tapa”. Ela mostra um bate papo orgânico entre influenciador ou vendedor e público, exibindo o funcionamento de um ou mais itens enquanto vai conversando com as pessoas e interagindo com comentários.
Uma pessoa pode, por exemplo, preparar um café ao vivo enquanto fala dos diferenciais da marca em questão. Ela pode chamar convidados, atrações musicais e até mesmo fazer sorteios ao vivo, que ficam muito bem nesse formato.

No entanto, aí que está o “pulo do gato”. O Live Commerce exige o uso de alguns gatilhos mentais. Entre eles, o senso de FOMO (fear of missing out ou medo de perder), que traz uma certa urgência ao momento e que dá a impressão de que alguém vai deixar passar uma oportunidade se não agir rapidamente.

No nosso exemplo da cafeteira, uma ótima solução é oferecer uma promoção “exclusiva e apenas para quem está na live”. Você pode divulgar um cupom ao vivo que vai expirar em poucos minutos e que dá cápsulas de café como brinde para quem comprar um aparelho.

Essa estratégia apela para o conceito de pertencimento, já que dá aquela sensação de que todos que estão ali fazem parte de uma comunidade verdadeira e que possuem benefícios na compra de algo.
Além disso, a live acontece apenas uma vez. Apesar de poder ser assistida de novo depois, a “emoção” de ver o que vai acontecer ao vivo é única. Será que um meme novo vai nascer? Um convidado especial vai aparecer de surpresa?

Como explorar o Live Commerce para engajar clientes e leads?

Agora que você já se situou no universo do Live Commerce, é hora de entender como colocá-lo em prática. Para te ajudar, separamos dicas de nossos especialistas. Aproveite e lembre-se de salvar esse artigo nos favoritos para sempre poder acessá-lo.

Escolha a plataforma certa.

A maioria das grandes redes sociais oferecem funcionalidades de transmissão ao vivo hoje em dia. No entanto, cada uma tem uma entrega muito específica e atinge públicos diferentes. Entre as principais escolhas dos profissionais, citamos:

A Twitch é um dos exemplos de plataformas que atingiram públicos bem nichados e passaram a ser muito mais abrangentes. Em um primeiro momento, ela era focada em transmissões ao vivo de jogos online. No entanto, isso foi evoluindo e hoje ela oferece interação em tempo real com os espectadores, chat, doações e emojis exclusivos

É impossível falar de vídeos na internet sem citar o Youtube, e o formato Live não foge dessa regra. Por ser integrante da rede de ferramentas do Google, ele tem um alcance enorme para diversos conteúdos. Seus diferenciais estão nas ferramentas de monetização, ideais para o compartilhamento de eventos, tutoriais e produções mais longas.

Se engana quem acredita que o Facebook não é uma possibilidade para lives. Seu sistema robusto e constante garante transmissões muito boas, que são reforçadas pelo perfil de fácil compartilhamento e interação com páginas e grupos dessa rede social.

O queridinho de muita gente é também o mais recomendado para interações diretas com seguidores. Por ter um sistema de notificações instantâneas e a possibilidade de convidar pessoas para as transmissões, seus engajamentos tendem a ser mais altos.

Se o seu assunto é um pouco mais sério ou envolve o mercado de trabalho, por que não usar o LinkedIn? Essa opção é a nossa recomendação para webinars, debates ao vivo e compartilhamento de conhecimento.

Planejamento e promoção

Não adianta começar uma sessão de Live Commerce e ficar rodando em círculos sem saber o que fazer. Para ter sucesso, é importante ter um cronograma bem delimitado e planejar com bastante antecedência as promoções.
Você pode criar teasers que geram curiosidade e publicações que chamam a atenção para intensificar essa estratégia.


Demonstração de produtos

Você se lembra do exemplo da cafeteira? Nele, as demonstrações são uma parte crucial para o sucesso do Live Commerce. Se você está cogitando usar esse recurso, pense nas melhores maneiras de mostrar o seu produto e destacar o que ele tem de melhor.


Interatividade em tempo real

Se o Live Commerce se diferencia por alcançar o público em tempo real, faça proveito disso. Esclareça dúvidas, responda comentários e crie uma sensação de envolvimento e personalização. Caso isso seja feito corretamente, todos vão querer participar.


Ofertas exclusivas e limitadas

Se a pessoa passou horas com você em uma live, vai querer ser reconhecida. Ofereça promoções especiais, cupons e brindes por tempo limitado para quem fechar negócio durante ou logo após a live. Isso vai gerar uma ideia de urgência e necessidade.


Colaboração com influenciadores

Imaginando ainda que você esteja vendendo uma cafeteira, aí vai uma ideia: que tal convidar um influenciador do universo do café para mostrar como fazer uma receita de cappuccino na sua máquina? Isso vai trazer os seguidores dele, que já são qualificados, para o seu universo.


Já estamos ao vivo?

Com essas dicas, você tem tudo para fazer uma excelente transmissão. Lembre-se de fazer uma análise de resultados boa e entender o que deu certo e o que pode melhorar em uma próxima versão.
Também recomendamos o disparo de e-mail marketing para aquecer seu público e lembrá-lo de que uma live vai acontecer. Isso é essencial, pois as pessoas tendem a esquecer o horário e perder o timing.
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