Ilhabela está pronta para receber a tradicional Semana Internacional de Vale, que vai para usa 49ª edição. Então, se trata do maior evento náutico da América Latina. Até esta semana, já haviam mais de 100 barcos inscritos e esse número pode aumentar ainda mais até o próximo dia 19.
Desse modo, o Yatch Clube será o ponto de partida para a competição em alto mar e, principalmente, em alto nível. As provas começam para valer no dia 23 de julho e vão até o outro sábado, dia 30.
Agora, também um fato interessante é que, pela primeira vez desde o início da pandemia da Covid-19, não há nenhuma restrição por conta do vírus. Antes, os competidores ainda precisam fazer teste para competir.
Com isso, o canal de São Sebastião terá um colorido assegurado e a oportunidade de ver, de perto, alguns dos principais velejadores do mundo na disputa do torneio. O evento, que já teve nomes como Robert Scheidt e Torben Grael, agora tem Martine Grael, filha da lenda da vela, como um dos nomes de destaques já confirmados.
Para Martine, inclusive, competir na cidade do Litoral Norte é uma possibilidade a maios de valorizar a participação feminina nesse esporte que não é tão difundido.
“O meu objetivo em vir correr a Semana de Vela, deixando até para trás o nosso calendário um pouco, é porque respeito a vela profissional feminina. O Brasil está muito atrás em relação ao resto do mundo”, afirmou a velejadora, através da assessoria de imprensa.
Contudo, Martine Grael chega a Ilhabela com muita moral. Afinal de contas, duas semanas antes, conquistou o bicampeonato europeu na categoria 49Er FX. A prova foi disputada em Aarhus, na Dinamarca.
Além dela, existem anda os barcos argentinos, que sempre são uma atração à parte no evento náutico que movimenta Ilhabela. Até agora, sete barcos do país vizinhos também já se inscreveram para a disputa no Litoral Norte.
Na Semana de Vela de Ilhabela, disputam veleiros das categorias ORC, BRA-RGS, C-30, HPE-25, Clássicos, Bico de Proa, Mini e Multicasco. Até agora, já são 43 clubes inscritos para a disputa. Brasil e Argentina são os dois países com competidores confirmados na disputa.
Antes da Semana de Vela, acontece a Semana de Monotipos, até este domingo. A competição, organizada pela prefeitura e pela Federação de Vela do Estado de São Paulo será válida para as classes Snipe, Hobie Cat 16, Optimist, 420, Dingue, ILCA/Laser (Standard, Radial e 4.7), Open Bic, 29er, Kitesurf Hydrofoil, Windsurf Slalom e Finn. E dentro do campeonato, ainda acontece o 6º Campeonato Sudeste Brasileiro da Classe SNIPE e a 2ª etapa do Circuito “Rei da Ilha” de Kitesurf Hydrofoil. No evento, estão programadas seis regatas para todas as classes.
Vento determina onde assistir a prova
Para quem quer acompanhar o desempenho dos veleiros durante a Semana de Vela de Ilhabela, precisa saber que tudo vai depender da posição do vento. Afinal de contas, sem eles, os veleiros não andam. Caso o vento permita que os barcos naveguem pelo canal de São Sebastião, é possível acompanhar da chamada ‘Vila’, a região central da cidade. De todo o modo, ao menos o desfile dos competidores, na abertura, dia 23, acontece no píer. Já o Yatcht Clube tem acesso restrito aos velejadores, imprensa e convidados.