Nesta segunda-feira, a CBF anunciou o início de uma intertemporada com a comissão de arbitragem. O trabalho conta com 95 árbitros e tem como objetivo o aprimoramento da arbitragem durante a disputa das competições do futebol brasileiro.
As atividades serão realizadas em três sedes diferentes, no Rio de Janeiro: o Clube da Aeronáutica, o hotel Promenade Link Stary e o Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB).
Nas últimas semanas, houveram diversas manifestações de clubes contra erros de arbitragem. Um dos exemplos é o pênalti marcado por Anderson Daronco no duelo entre Ceará e Palmeiras, no último sábado, pelo Brasileirão. O árbitro assinalou uma penalidade em uma disputa de bola envolvendo o volante Danilo e o meia Vina, gerando questionamentos da torcida palestrina e protestos do diretor de futebol do time alviverde, Anderson Barros.
No confronto entre Flamengo e Athletico-PR, pelas quartas de final da Copa do Brasil, decisões do árbitro Luiz Flávio de Oliveira geraram discussões de ambos os lados. Luiz e o VAR da partida, Wagner Reway, foram afastados após repercussão negativa.
Em reunião recente, envolvendo o chefe da comissão de arbitragem da CBF, Wilson Seneme, e clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, o dirigente reconheceu erros “absurdos” e “inaceitáveis” no primeiro turno da competição, prometeu uma melhora na sequência do torneio, falando em um “divisor de águas”.
A imprensa terá acesso aos treinamentos dos árbitros nesta terça e quinta-feira.