CMS: o que é um sistema de gerenciamento de conteúdos e como usar

O CMS, ou sistema de gerenciamento de conteúdo, é essencial para profissionais que trabalham com estratégias de Marketing de Conteúdo

Qualquer profissional que atue com Marketing precisa encontrar maneiras de tornar a rotina de trabalho mais prática, certo? Menos tarefas burocráticas e mais ações estratégicas para o seu planejamento.

Para que isso aconteça, porém, é necessário contar com ferramentas específicas, como um CMS.

Nunca ouviu falar sobre essa sigla? Ou já ouviu, mas não sabe como pode ajudar a sua equipe? O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e entender como essa ferramenta pode contribuir para a melhoria na produção de conteúdos para o seu site?

Continue a leitura deste artigo para saber tudo sobre CMS!

O que é um CMS?

CMS, sigla para Content Management System, é um sistema utilizado para otimizar a gestão de conteúdos online.

Seu principal objetivo é facilitar toda a experiência de quem está produzindo um conteúdo, focando apenas na qualidade do texto, sem se preocupar com questões técnicas ou códigos.

Com essa ferramenta, você consegue produzir, alterar e publicar conteúdos dentro de uma interface simples e prática. A maioria das soluções de CMS também oferecem recursos personalizáveis, permitindo que o design e as funcionalidades sejam adequadas para os objetivos e demandas do seu site.

Como funciona um Content Management System?

Mas, na prática, como funciona um Content Management System — em português, Sistema de Gestão de Conteúdos?

Basicamente, ele substitui um arquivo complexo e repleto de códigos (um HTML estático) e a necessidade de salvá-lo no servidor do seu site por uma ferramenta simples de ser utilizada.

Dentro de uma interface mais amigável e menos técnica, você consegue produzir um conteúdo e publicá-lo no seu site com apenas alguns cliques. Assim, sem precisar abrir nenhum código ou servidor, tudo é feito de maneira automática, tornando a rotina de trabalho de redatores e revisores ainda mais prática.

Entrando em uma parte mais técnica, um CMS é composto por duas aplicações distintas: um CMA (Content Management Application) e um CDA (Content Delivery Application).

O primeiro é a interface que você vai ver na ferramenta de CMS e o segundo é o responsável por fazer a conexão com o seu site.

Com um CMS na sua equipe de Marketing de Conteúdo, por exemplo, a rotina de trabalho se torna mais simples. Os profissionais podem se preocupar apenas com a qualidade dos conteúdos, sem precisar perder muito tempo com essas questões mais técnicas.

Quais as funcionalidades de um CMS?

Ainda não está claro como o CMS pode contribuir com o dia a dia de trabalho da sua equipe? Veja a seguir quais funcionalidades ele oferece:

Criação de novas páginas

Com um CMS, a sua equipe pode criar novas páginas automaticamente, selecionando apenas alguns botões, mas sem se preocupar com questões mais técnicas, como códigos e servidores.

Produção e edição de textos

O seu principal recurso, sem dúvidas, é voltado para a produção e edição de conteúdos em texto, facilitando o uso dessa ferramenta para que o profissional responsável se concentre apenas no conteúdo.

Uso de fotos e vídeos

O CMS também torna mais simples o upload de fotos e vídeos nas páginas do seu site, utilizando a biblioteca de mídia para realizar a tarefa automaticamente e sem complicações.

Personalização do CMS

Todos os sistemas disponíveis de CMS contam com plugins e extensões, que aumentam as funcionalidades da ferramenta e otimizam ainda mais a rotina de trabalho.

Quais os benefícios do CMS?

Com todos esses recursos e funcionalidades, o CMS acaba impactando também no dia a dia de trabalho, trazendo diversos benefícios para a equipe. Veja os principais a seguir.

Sem preocupações com códigos

A grande vantagem do CMS é justamente tornar mais simples o trabalho de quem é responsável pelos conteúdos e isso significa eliminar preocupações, por exemplo, com códigos e outras tecnicalidades.

Os profissionais podem focar apenas na construção e desenvolvimento de textos atrativos para a sua audiência, seguindo as melhores estratégias de SEO, como link building, uso de palavras-chave e escaneabilidade para alcançar os objetivos da empresa.

Melhoria no trabalho em equipe

Com uma ferramenta de CMS, toda a sua equipe pode acessar a solução simultaneamente. Na prática, isso representa um ganho significativo no trabalho em equipe, aumentando a integração e a troca de informações entre os profissionais do seu time.

Assim que um conteúdo é atualizado, por exemplo, pelo redator, o revisor pode entrar na página do conteúdo e deixar as suas observações antes de aprovar e publicar o texto no site. Dessa forma, fica mais fácil construir fluxos de trabalho eficientes.

Otimiza o planejamento

O CMS também contribui para um planejamento de Marketing ainda mais eficiente. 

Com recursos como agendamento de publicação, é possível organizar toda a sua estratégia sem muita complicação e atuar de maneira estratégica antes de publicar cada conteúdo no seu site.

E, como todos os profissionais podem acessar o sistema, isso significa que a troca de informações também é muito maior, com todos deixando as suas opiniões e sugestões para que o planejamento e o calendário de publicação seja estruturado da melhor forma possível.

Uso de extensões e plugins

No tópico anterior sobre funcionalidades de um CMS, falamos sobre extensões e plugins, não é mesmo? 
Esses recursos podem ser um diferencial para o seu site, permitindo levar a personalização da ferramenta para um outro nível, sempre de acordo com as suas demandas e objetivos.

O seu site tem como foco estruturar uma estratégia robusta de SEO? Sem problemas, existem plugins específicos para esse assunto que podem ajudar a definir os seus conteúdos da melhor maneira possível para conseguir um rankeamento satisfatório nos buscadores.

Limitações de acesso

Outro benefício interessante quando se fala em personalização de um CMS é a possibilidade de liberar recursos específicos para cada usuário que tem acesso ao sistema.

Um estagiário, por exemplo, não precisa ter acesso aos recursos mais técnicos ou estratégicos daquele site.
Um redator não precisa ter acesso ao recurso de deletar uma página, por exemplo. Isso pode evitar uma série de problemas no dia a dia de trabalho.

Sendo assim, essa personalização garante que o seu time trabalhe da forma que funciona melhor para todos.

Atualizações automáticas

As questões técnicas também são importantes, e o fato de você não precisar se preocupar com as atualizações do sistema é outro ganho significativo de produtividade. A ferramenta é atualizada automaticamente para todos os usuários que têm acesso ao sistema.

Isso evita problemas de diferentes versões ou até mesmo precisar atualizar manualmente o sistema em cada máquina.

Uma mudança foi feita? Todos os usuários são impactados automaticamente.

Como escolher um CMS?

Quando se fala na escolha de qualquer ferramenta que contribua para as suas ações de Marketing Digital, é preciso entender que não existe uma resposta certa e, por isso, é importante levar em consideração alguns fatores durante o processo de escolha de um CMS.

Quer um exemplo? O preço de uma opção pode ser o mais atrativo, mas será que ele oferece as funcionalidades que a sua equipe mais precisa? E não é porque uma opção é mais popular e utilizada por muitas empresas que, necessariamente, ela vai ser útil para o seu negócio.

Sendo assim, você pode buscar as respostas para as seguintes perguntas:

  • Quais são os principais clientes desse CMS?
  • Qual é o principal diferencial do sistema?
  • Quais são os recursos secundários da ferramenta?
  • Qual é o custo-benefício desse CMS?

Sempre considerando também ouvir usuários que utilizam ou já utilizaram a plataforma. Afinal, nada melhor do que o feedback de quem experimentou na prática a solução.

Quais os melhores CMS do mercado?

Levando em consideração as dicas que apresentamos mais acima, agora você pode começar a fazer a sua pesquisa pela ferramenta ideal de CMS, que tal conferir a lista que preparamos?

  • WordPress;
  • Drupal;
  • Magento;
  • Moodle;
  • Joomla.

Como migrar de CMS?

Já utiliza um CMS, mas encontrou uma opção mais interessante no mercado? A boa notícia é que a migração para um novo CMS não é complexa e as melhores ferramentas do mercado oferecem um suporte especializado para essa tarefa.

De qualquer maneira, você deve considerar fazer um backup completo de todos os dados e informações que estão armazenados no seu CMS atual, evitando que isso se torne um problema mais para frente. Depois, basta entrar em contato com a equipe de suporte do seu novo sistema para migrar a sua produção.

O CMS é, portanto, uma ferramenta fundamental para qualquer equipe de Marketing Digital. Se o que você precisa é otimizar o desempenho do seu time e ter os melhores resultados possíveis, você deve procurar agora mesmo um sistema que se encaixe nos seus objetivos e demandas estratégicas.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como funciona um CMS, o que acha de conferir como melhorar ainda mais a qualidade dos seus conteúdos? Continue em nosso blog e saiba como estabelecer o tom de voz dos seus textos e conteúdos!

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