O Flamengo confirmou nesta quarta-feira, no Maracanã, a vaga na final da Libertadores de 2022. Com uma vitória de virada por 2 a 1 sobre o Vélez Sarsfield, o Rubro-Negro somou 6 a 1 no agregado e vai decidir o título continental pela terceira vez desde 2019.
Lucas Pratto abriu o placar no primeiro tempo e Pedro deixou tudo tudo igual antes do intervalo. Na segunda etapa, Marinho virou o jogo e definiu o placar. Classificado, o Flamengo vai enfrentar o Athletico-PR, que eliminou o Palmeiras na outra semifinal, no dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador.
O jogo começou com as duas equipes atuando de forma semelhante, tentando manter a compactação e se postando atrás da linha da bola quando o adversário tinha a posse. O Flamengo não tinha pressa e o Vélez mostrava paciência para forçar o erro do Rubro-Negro.
O duelo era equilibrado e as duas equipes chegaram algumas vezes próximo do gol, mas sem dar trabalho aos goleiros.
O Vélez pressionava bastante para tentar retomar a bola na linha média e, aos 20, Vidal foi desarmado. Os argentinos avançaram em velocidade e Janson recebeu na esquerda e cruzou rasteiro para o meio da área. A zaga cochilou e Lucas Pratto entrou de carrinho e empurrou para a rede.
O gol fez o Flamengo se mexer mais em campo enquanto que o Vélez não alterou sua postura. A equipe brasileira aumentou a produção ofensiva e passou a rondar mais a área do adversário e a pressionar pelo empate.
Aos 41, Everton Ribeiro recebeu de Rodinei na direita e levantou em diagonal na área. Pedro, quase de costas, cabeceou e encobriu Burián, igualando o placar no Maracanã.
Pedro, em Flamengo e Velez, pela Libertadores em 2022 (Foto: Conmebol)
RUBRO-NEGRO VIRA NO SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começa com jogadas mais ríspidas e os primeiros cartões amarelos são distribuídos. Com o intuito de prevenir uma expulsão por segundo amarelo, o técnico Dorival Júnior decidiu mexer na equipe. Os amarelados Filipe Luís e Vidal deram lugar a Ayrton Lucas e e Pulgar. Outro que deixou o campo foi Everton Cebolinha, que não fazia boa partida, para a entrada de Marinho.
E foi o atacante que saiu do banco que virou o placar. João Gomes roubou a bola na linha média e tocou para Pedro na intermediária. O centroavante cortou para o meio com um toque por entre as pernas do marcador e enfiou para Marinho, que dominou na linha da área e bateu para o gol sem defesa para Burián.
Assim como Dorival, Medina também fez várias substituições e o Vélez diminuiu o ritmo. O Flamengo passou a controlar o jogo e não teve dificuldades para segurar a vantagem no placar.
Flamengo x Velez, 2022 (Foto: Conmebol)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Quarta-feira, 07 de setembro de 2022
Horário: 21h30 (Brasília)
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Alejandro Molina (CHI) e Claudio Urrutia (CHI)
Público: 61.519 pagantes (66.635 presentes)
Cartões amarlos: Filipe Luis, Vidal (Flamengo); Garayalde, Brizuela (Vélez)
FLAMENGO: Pedro, aos 41min do 1º tempo; Marinho, aos 22min do 2º tempo
VÉLEZ: Lucas Pratto, aos 20 min do 1º tempo
ESCALAÇÕES: Santos, Rodinei, Fabrício Bruno, Pablo e Filipe Luis (Ayrton Lucas); João Gomes, Arturo Vidal (Pulgar) e Everton Ribeiro (Varela); Arrascaeta (Diego Ribas), Pedro e Everton (Marinho)
Técnico: Dorival Júnior
VÉLEZ SARSFIELD: Burián, Jara, De Los Santos, Brizuela e Ortega; Garayalde, Cáseres, Florentín (Osorio), Orellano (Fernández) e Janson (Castro); Lucas Pratto (Walter Bou)
Técnico: Alexander Medina