Alergias, conjuntivite, terçol e até o estresse: são muitas as razões que podem justificar os olhos inchados, e nem todas elas são questões oftalmológicas!
De fato, os motivos para esse sintoma vão desde os quadros mais simples até os mais complexos.
Mas o que fazer se você percebeu que seus olhos estavam inchados de um dia para o outro e não tem a menor ideia do que pode ser? Será que dá para tratar em casa? Se sim, como fazer isso?
Ao longo do artigo apresentaremos as principais causas dos olhos inchados, bem como as melhores dicas para aliviar o inchaço nos olhos.
Acompanhe!
Olhos inchados: o que pode ser?
Confira abaixo o detalhamento das principais causas para casos de olhos inchados.
1. Alergias
Quadros de alergia nos olhos podem ser ocasionados tanto pelo contato direto com substâncias alergênicas (pelos, pólen, poeira), como também como uma manifestação associada a alergias alimentares, respiratórias ou relacionadas ao uso de algum medicamento.
Geralmente costumam ser acompanhados de outros sintomas, tais como:
- nariz entupido;
- espirros;
- coceira;
- olhos vermelhos;
- lacrimejamento excessivo;
- descamação das pálpebras.
2. Terçol
Também chamado de hordéolo, o terçol é uma doença caracterizada pela inflamação das glândulas próximas à borda externa das pálpebras, localizadas na base dos cílios e geralmente. O quadro é geralmente causado por ação bacteriana.
Além do aspecto inchado dos olhos, o surgimento de um pequeno caroço, que pode se assemelhar a uma espinha na parte superior ou inferior das pálpebras, bem próximo aos cílios, também é comum em casos de terçol.
Outros possíveis sintomas são: dor, lacrimejamento, fotofobia (sensibilidade à luz) e até mesmo aumento da temperatura corporal (apenas na pálpebra ou, às vezes, no corpo todo, com quadros mais leves de febre).
O terçol se assemelha muito ao calázio, outra possível razão para os olhos inchados.
A principal diferença está no fato de que o calázio não é resultado de uma infecção bacteriana, e sim de uma inflamação que acomete as glândulas de Meibomius.
Além disso, o aspecto do inchaço também é diferente, resultando em um nódulo de textura mais homogênea (e menos parecido com uma espinha), que tende a aumentar com o passar dos dias.
Leia mais: Terçol: o que é, causas, sintomas, tratamento e risco de contágio
3. Conjuntivite
A conjuntivite é uma infecção oftalmológica muito conhecida e a primeira aposta da maioria das pessoas quando acordam com os olhos inchados.
Sendo assim, é caracterizada pela inflamação da conjuntiva (membrana que reveste o globo ocular). Ela pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou até mesmo reações alérgicas.
Alguns dos sintomas mais característicos da conjuntivite, além dos olhos inchados, é a presença de secreção e a sensação de ter “areia” ou um cisco que não sai dos olhos.
Outra situação muito comum para quem está sofrendo de conjuntivite é acordar com os “olhos grudados” pelo excesso de secreção. A coceira e o excesso de lacrimejamento também podem estar presentes.
Leia mais: Conjuntivite: sintomas, tipos e tratamentos
4. Blefarite
Afetando as bordas das pálpebras, a blefarite é uma inflamação oftalmológica muito comum, resultado de alterações nas glândulas de Meibomius.
Assim, responsáveis pelo controle de umidade nos olhos, essas glândulas podem ocasionalmente apresentar dificuldades na secreção da gordura presente nas lágrimas, resultando em acumulação e inflamações.
Dessa forma, por conta desse “entupimento”, um dos sintomas mais característicos da blefarite é o aparecimento de “crostas” amareladas nas pálpebras ou grudadas nos cílios.
Além disso, sensação de queimação, coceira, fotofobia e lacrimejamento excessivo são outros sintomas que podem estar associados.
Leia mais: Blefarite: o que é, como acontece e quais são as causas
5. Lesões oculares
Em casos de pancadas, acidentes na área do rosto, picadas de insetos ou contato com produtos químicos, o inchaço nos olhos pode aparecer como resultado de inflamação ou acompanhar o rompimento dos pequenos vasos sanguíneos que irrigam a área dos olhos.
Nesse segundo caso, além do inchaço, é comum que o famoso “olho roxo” também apareça.
6. Herpes Ocular
O herpes ocular é uma infecção viral causada pelo mesmo tipo de vírus que acomete os lábios. Pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio de contato com secreção nasal ou gotículas de saliva.
Além dos olhos inchados, lacrimejantes e vermelhos, o herpes ocular também é caracterizado pelo aparecimento de vesículas nas pálpebras, isto é, bolinhas ou lesões irregulares que parecem estar “cheias de água”.
Em casos mais graves (especialmente quando afeta a conjuntiva), essa doença infecciosa pode até mesmo resultar na perda de visão. Por isso, é muito importante consultar o médico oftalmologista caso exista suspeita de infecção.
7. Outras doenças
Você sabia que os olhos inchados também podem ser sinal de insuficiência renal?
Isso porque com a diminuição de eficácia na filtragem de sangue, o inchaço pode começar a aparecer também em diversas outras partes do corpo, como as pernas, por exemplo.
Outra doença que também pode estar associada aos olhos inchados é a Doença de Graves, já que afeta a tireoide por meio do hipertireoidismo.
Por fim, a celulite orbital é um quadro grave de infecção ocular causada pelas bactérias dos seios nasais. Sintomas associados são: dor, febre e dificuldade de movimentar os olhos.
8. Causas mais simples
Nem todos os casos de olhos inchados estão associados a doenças. Períodos de muito estresse também elevam o cortisol na corrente sanguínea, aumentando a tendência do corpo para reter líquidos. Assim, os olhos podem acabar inchados.
Além disso, uma noite de sono mal dormida ou choro excessivo no dia anterior, podem ser os culpados.
Até flutuações hormonais da gravidez ou ciclo menstrual também podem estar associados.
O que fazer para aliviar o inchaço nos olhos
O melhor tratamento para o inchaço nos olhos sempre será aquele diretamente associado às razões que ocasionaram.
No entanto, considerando que a maioria dos casos pode ser tratada em casa, confira abaixo algumas dicas:
- Higienize os olhos com água corrente para retirar secreções e aliviar a coceira.
- Não use colírios sem prescrição do oftalmologista.
- Faça compressas frias para reduzir os sintomas e o inchaço.
- Suspenda o uso de lentes de contato temporariamente.
- Evite coçar os olhos.
Caso o inchaço nos olhos não vá embora depois de 3 dias, se notar a presença de secreção, dor aguda ou outros sintomas associados, a melhor coisa a se fazer é buscar por atendimento oftalmológico.
Viva Oftalmologia: seu centro médico para saúde ocular!
Ao longo do conteúdo, você descobriu que existem diversas possíveis causas para estar com os olhos inchados.
Também foi possível notar que muitos dos sintomas são bem parecidos, o que pode dificultar um diagnóstico preciso por conta própria.
Na Viva Oftalmologia você encontra profissionais especializados e prontos para diagnosticar e administrar os melhores tratamentos para o inchaço nos seus olhos.
Aqui você também poderá deixar a sua rotina de check-ups em dia!