O astigmatismo pode causar falta de foco ao enxergar, problemas na escola e até mesmo na leitura de uma placa no dia a dia. Todas essas situações que podem vir a parecer simples, afetam a vida de milhares de pessoas.
Para entender melhor o que é astigmatismo, quais são seus sintomas, causas e tratamentos, acompanhe o texto abaixo.
O que é astigmatismo
O astigmatismo é caracterizado pela formação da imagem em vários focos, em eixos diferenciados. Isso acontece porque uma córnea normal é redonda e lisa, mas, no caso dos astigmatas, ela é ovalada, o que faz a luz se refratar por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um.
A doença também pode aparecer associado a outros erros refrativos, como a miopia e a hipermetropia. O astigmatismo miópico é muito frequente, mas é preciso ficar atento principalmente nas crianças.
Isso porque ela causa baixa visão (hipovisão) e pode prejudicar o desempenho escolar. A correção deve ser feita com urgência, pois pode causar ambliopia – disfunção causada pelo desenvolvimento anormal de um dos olhos. O astigmatismo hipermetrópico também pode ocasionar ambliopia e deve ser tratado antes dos seis anos de idade.
Leia também:
Quando levar os filhos ao oftalmologista?
Existem ainda outros tipos de astigmatismo. Eles podem ser corneano, devido à forma irregular da córnea; ou cristaliniano, quando é ocasionado pelas lentes em formato irregular.
O astigmatismo também pode ser regular, normalmente hereditário e causado pela diferença de curvatura da córnea; ou irregular, provocada por cicatrizes de lesões ou inflamações.
Muitas pessoas ainda confundem Astigmatismo com Miopia. Entenda a diferença aqui.
Como é a visão de quem tem astigmatismo?
As imagens sofrem distorções e ficam desfocadas, provocando uma visão embaçada. Assim, as pessoas com astigmatismo têm dificuldades de enxergar objetos, tanto próximos como distantes, pois eles ficam desfocados.
Gostaria de saber mais? Então baixe nosso E-book gratuito Guia Completo sobre Astigmatismo, e mantenha-se informado sobre a doença.
O que pode causar astigmatismo?
Na maioria dos casos, o astigmatismo é hereditário, mas a condição também pode se desenvolver ao longo dos anos devido à alterações na curvatura da córnea, que podem ser causadas por nossas milhares de piscadelas diárias.
Tal doença também pode ser desencadeada por um trauma nos olhos, como o ceratocone. Essa anomalia faz com que a córnea fique em formato de cone. Em sua fase inicial, o ceratocone aparece como um astigmatismo irregular, ocasionando a troca de grau com frequência. Dentre as suas características estão:
-
- Visão distorcida (para longe e para perto)
O diagnóstico final é feito com exames específicos, dentre eles, a topografia corneadana/ceratoscopia computadorizada.
Para uma informação mais completa sobre o ceratocone, leia estes artigos:
Como evitar a evolução do ceratocone?
Cirurgia de ceratocone: como funciona?
Lentes de contato
O Astigmatismo pode ser compensado com lentes de contato, elas atuam da mesma forma que os óculos. Existem dois tipos, a gelatinosa e a rígida. A mais procurada é a lente gelatinosa, pois apresenta um grau no eixo visual e outro no eixo perpendicular.
Leia também: Lentes de contato coloridas: 3 cuidados antes de comprar
Quais são os graus de astigmatismo?
Entenda os tipos e níveis de gruas.
- astigmatismo baixo – até 3 graus
- moderado – de 3 a 6 graus
- alto – mais de 6 graus
Sintomas astigmatismo
Os principais sintomas do astigmatismo são: visão turva de perto e de longe; e dificuldade de enxergar objetos, estejam eles próximos ou distantes, pois ficam distorcidos. Também é comum que o astigmata apresente vista cansada e dores de cabeça.
Então, se você anda com dificuldades para enxergar sinais de trânsito ou ler, por exemplo, é possível que você tenha a doença. No entanto, esses sinais não bastam para diagnosticar a condição.
Por isso, é fundamental procurar uma clínica oftalmológica de confiança para que um profissional qualificado analise seu caso. É importante procurar um médico principalmente se existirem:
-
- Casos de astigmatismo ou outras doenças oculares na família
-
- Algum familiar usa óculos ou lentes de contato
-
- Trauma sofrido nos olhos, como pancadas, por exemplo
- Doença sistêmica como diabetes ou pressão alta
Leia também:
Diabetes e Visão: entenda o que é retinopatia diabética
Em relação ao astigmatismo infantil, é preciso ficar atento ao comportamento da criança, uma vez que ela própria provavelmente não irá se queixar de dificuldades na visão.
Por isso, observe se o pequeno aproxima muito os objetos do rosto para ver melhor; coloca a face muito próxima de livros e revistas para ler; cerra os olhos para ver melhor de longe; tem dificuldade de concentração na escola e notas baixas.