Você conhece os princípios do SUS? sabe o que significa a equidade no SUS? Ou qual a diferença de igualdade e equidade? Neste artigo, vamos falar sobre esse principio doutrinário tão importante para entender no que o sistema foca. Vamos lá? 🙂
O SUS tem vários princípios que norteiam as ações de saúde e que são muito importantes para o seu bom funcionamento, entre eles, podemos citar:
- Universalização – saúde como direito de todos.
- Equidade – que foca na diminuição de desigualdades.
- Integralidade – que considera as pessoas como um todo.
Esses três fazem parte dos princípios doutrinários do SUS. Mas há também os princípios organizativos do SUS, que são:
- Regionalização e Hierarquização, no qual os serviços devem ser organizados por níveis de complexidade, e focando na localização e área geográfica
- Descentralização e Comendo Único, que foca na redistribuição de poder e responsabilidade entre os três níveis de governo.
- Participação popular, o qual considera a participação da sociedade no sistema.
Hoje vamos falar um pouco e focar no princípio do SUS equidade.
O que é Equidade no SUS?
Equidade é o princípio do SUS que é muito confundido com igualdade, e embora se relacione com conceitos de justiça e igualdade, não é exatamente isso.
Esse principio foca no atendimento dos indivíduos de acordo com o grau de suas necessidades, assim oferecendo mais a quem mais precisa e menos a pessoas que requerem menos cuidados.
Assim, é preciso conhecer as diferenças nas condições de saúde de cada pessoa, considerando suas necessidades, já que o direito a saúde também passa pelas diferenças sociais e atende a diversidade.
Assim, mesmo quando alguém chegou mais cedo ao hospital, caso haja um caso urgente com gravidade, este último deve ser atendimento primeiro, mesmo que tenha chegado depois.
🔍 Confira também:
No que a Equidade no SUS se difere de igualdade?
Igualdade é um conceito onde todos deverão receber atendimento igualitário, sem barreiras ou privilégios. Porém, somente este conceito não considera a situação onde cada um está e suas reais necessidades.
Portanto, esses dois termos não devem ser confundidos, uma vez que deve haver igualdade, porém também deve-se considerar necessidades e a vulnerabilidade de cada caso.
A equidade tem como objetivo diminuir as diferenças sociais, uma vez que necessidades desiguais precisam de atendimento desigual, o que caracterizamos como princípio de justiça social.
Assim, o Estado deve reconhecer que todos tem direito a saúde, mas é preciso respeitar a diversidade, de forma que a equidade seja um meio para que se consiga chegar realmente à igualdade, onde todos tenham os mesmos direitos.
💪 E lembre-se: A saúde é um direito de todos.
Esperamos que este artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre o que é equidade, sua diferença em relação a igualdade e porque esse principio é tão importante!
O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:
[ratings]
Ficou com dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo e fale conosco, mas continue navegando por nosso site e fique por dentro de todas as vantagens que o SUS nos oferece! 🙂
Compartilhe nas redes sociais!