A integralidade é um dos princípios mais importantes do SUS. Você sabe o que é a Integridade SUS? Sabe para que serve?
Se ainda não sabe, leia esse artigo até o fim que explicaremos a você! Vamos lá? 🙂
Integridade SUS – o que é?
Integridade é um dos princípios do SUS – Sistema único de Saúde, previsto na Lei Orgânica de Saúde.
De início, o sentido de integridade está relacionado com o movimento conhecido como medicina integral. Este movimento denunciava a especialização crescente dos profissionais de saúde.
Assim, surgiu a primeira base de definição da Integridade, que é o comportamento do profissional de saúde.
Quando as discussões de saúde saíram da observação da prática médica para uma reestrutura do sistema, a Integridade passou então a ser pensada no Brasil como o próprio viés da mudança.
Após a Reforma Sanitária Brasileira, a atenção integral aos cidadãos se tornou uma das diretrizes do SUS, talvez sendo a principal delas.
A noção de integridade SUS está em vários níveis das discussões e práticas de saúde, passando pelo comportamento dos profissionais, relação dos profissionais com a rede de serviço, a formação dos mesmos, pelas ações de políticas públicas e pelo desenho de um sistema que está preparado para ouvir, entender a atender as necessidades da população.
O atendimento integral ao cidadão passa por cima da estrutura organizacional , regionalizada e hierarquizada da assistência de saúde, se prolongando assim pela real qualidade da atenção individual ou coletiva para o usuário do sistema de saúde, e assim precisa do compromisso com o aprendizado contínuo e com a prática multiprofissional.
Este é um conceito que possibilidade uma identificação do usuário como um todo, mesmo que não sejam alcançáveis em sua totalidade e plenitude, considerando assim todas as dimensões possíveis que se pode intervir.
A integralidade deve ser vista pelo sistema como uma potencialidade e uma fragilidade do sistema, dependendo do ponto de vista que é observado, já que ela não é apenas uma diretriz do SUS, mas também uma bandeira de luta.
Importância da Integralidade SUS
Por isso, vale a reflexão sobre a importância da integridade. Inclusive, este tipo de reflexão vem desde os tempos de Platão e Sócrates em seus questionamentos.
A saúde integral é um direito humano que resguarda o exercício dos outros humanos, sendo compreendida como um desenvolvimento das capacidades essenciais: ter uma vida saudável e longa, ter conhecimento e desfrutar de uma boa qualidade de vida.
Assim, a construção de um sistema de saúde universal, democrático, integral e igualitário constitui um processo político e social que se realiza através de formulação de políticas voltadas para a saúde.
Agora você já sabe o que é a Integridade SUS e sua importância! dentro do sistema de saúde público!
Curtiu nosso artigo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe um comentários no formulário abaixo, entraremos em contato assim que possível!
O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:[ratings]
Compartilhe nas redes sociais!