SIHD DataSUS: O que é, para que serve, consultas, versões e muito mais!

Se você anda pesquisando para saber o que é o SIHD e conhecer para que serve, hoje vamos explicar tudo isso para você.

SIHD: O que é, para que serve, consultas, versões e muito mais!
Fonte: Foto reprodução do site governamental

Saiba mais sobre o Sistema de Informações Hospitalar Descentralizado e suas informações gerais nesse artigo e e tire todas as suas dúvidas!

O que é SIHD (Sistema de Informações Hospitalar Descentralizado)?

O SIHD (Sistema de Informações Hospitalar Descentralizado) é, em resumo, um sistema informatizado que reúne em bases de dados diversas informações sobre atendimentos e procedimentos hospitalares.

Esse sistema faz parte do Datasus –  o Departamento de Informática do SUS (Sistema único de Saúde). Sendo parte do Datasus, o SIHD é um sistema governamental mantido pelo Ministério da Saúde brasileiro.

Todos esses dados hospitalares são reunidos e disponibilizados, principalmente, com objetivo de agilizar o trabalho e auxiliar na tomada de decisão por parte de gestores locais. Tais gestores são servidores públicos que atuam, no caso da saúde, na Secretaria Municipal de Saúde ou na Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo o Departamento de Informática do SUS o SIHD é uma ferramenta “Desenvolvida para realizar captação, controle e cálculo dos valores brutos dos procedimentos hospitalares prestados no atendimento ao cidadão(…)”.

Vale salientar que tal sistema possui alto grau de confiabilidade uma vez que possui atualizações mensais, evitando assim defasagem de informações.

Outro aspecto positivo da ferramenta é que o SIHD atua de forma integrada ao CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) utilizando os dados dos estabelecimentos de saúde nele cadastrados.

Benefícios do SIHD para gestores locais: como funciona?

Como funciona o SIHDDe uma forma bem genérica o SIHD é semelhante a uma grande enciclopédia onde, quando preciso, gestores locais podem pesquisar dados e informações gerais sobre um hospital, seu atendimento e sua gestão geral.

Isso é muito importante pois facilita as estratégias de planejamento da saúde, bem como ações de saúde, ações de atuação epidemiológica e/ou da Vigilância Sanitária.

Outra especificidade útil do SIHD é que a plataforma informatizada tem um sistema de produção de relatórios detalhados e específicos que podem servir de recurso estratégico para as equipes de gestão de atendimento para controle, auditoria e até avaliação hospitalar.

Além da equipe de gestão de atendimento, a equipe de controle de processamentos também é uma das grandes beneficiadas desse sistema.

Requisitos de sistema para o SIHD

Os requisitos mínimos para o SIHD, segundo o Datasus, são:

  • Linguagem: Delphi 5;
  • Sistema Operacional: Windows 2000 ou superior;
  • Hardware: Pentium IV ou equivalente;
  • Operação local, podendo usar rede.

Principais recursos disponíveis na ferramenta

Os recursos disponíveis pela ferramenta são:

  1. Orçamento programado por estabelecimento, diferenciando orçamentos de acordo com o grau de complexidade de cada unidade e também a especialidade;
  2. Auditores podem cancelar, liberar ou bloquear AIH direto no sistema;
  3. Facilita o processamento de análise de duplicidades com mecanismos de agregação e informações gerais sobre o caso;
  4. Gera arquivos com compatibilidade aos mais diversos programas e sistemas;
  5. Atualiza mensalmente o Banco de Dados Nacional do SUS (BD Nacional).

Versões do SIHD disponíveis para download e pesquisa

Todas as versões dessa ferramenta são encontradas no site oficial do recurso vinculado ao Ministério da Saúde.

As versões são:

  • SIHD2 – UTILIZADO A PARTIR DE 01/2008 (Utilizado até a atualidade)Versões SIHD
  • SIHD1 – UTILIZADO ATÉ 12/2007
  • SISAIH01 – PROGRAMA DE APOIO A ENTRADA DE DADOS DAS AUTORIZAÇÕES DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES
  • SIHDTS – SISTEMA DE CONSOLIDAÇÃO DE ARQUIVOS DTS GERADOS PELO SIHD2
  • AUTORIZADOR / SISSA

Como realizar consulta no Sistema de Informações Hospitalar Descentralizado

O sistema SIHD possibilita ao interessado em informações hospitalares especiais a realização de consulta online de sua base de dados.

Para realizar uma consulta é necessário:

  1. Acessar o site oficial do recurso SIHD.Como consultar o SIHD
  2. Buscar a aba “consultas”.
  3. Busque o tipo de remessa que deseja realizar e clique em cima da opção desejada;
  4. Selecione as informações especificas da remessa na página para a qual você será redirecionado e clique em “Listar”
  5. Os dados serão fornecidos ao fim dessa busca.

Buscar mais específicas e alterações diretas no sistema de informatização do SIHD não são de livre acesso e ficam restritas ao uso das esferas de saúde municipais, estaduais e/ou federais.

A recomendação é que, se um representante de um estabelecimento de saúde, encontra dados de suas remessas hospitalares de forma inconsistente busque orientação junto ao gestor local para que correções no sistema sejam realizadas.

Curtiu nosso artigo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe um comentário no formulário abaixo, entraremos em contato assim que possível!

Compartilhe nas redes sociais

Tags

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore