A maior comunidade japonesa fora do Japão será repaginada. Sim, estamos falando do tradicionalíssimo bairro da Liberdade, no centro de São Paulo. E também do programa de revitalização “Revitaliba”, iniciativa liderada pela organização sem fins lucrativos JCI Brasil-Japão.
O pontapé inicial será no sábado, 28 de outubro, a partir das 7h, exatamente na Praça da Liberdade. Lá, um mutirão de limpeza vai arregaçar as mangas para deixar ruas e calçadas mais bonitas. Empresários, executivos e parlamentares da comunidade nipo-brasileira vão marcar presença na atividade. Entre eles, Chieko Aoki – fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels – e Hirofumi Ikesaki – fundador da Ikesaki Cosméticos.
O que será feito?
O projeto tem como prioridade a modernização dos suzurantos (luminárias típicas do Japão que decoram as ruas do bairro), a recuperação das calçadas que hoje estão irregulares, a melhora dos banheiros públicos, além de intervenções na base comunitária e na ponte da amizade, tornando o local visualmente mais limpo e funcional.
Renato Conde – diretor da Conde Design Urbano – e Cristina Wakamatsu – sócia-diretora da LW Design Group – serão os responsáveis pelo desenvolvimento do novo projeto urbanístico da região.
O “Revitaliba” também prevê uma série de ações para conscientizar os moradores e visitantes do local turístico de São Paulo, incluindo discussões com os líderes do bairro, palestras e workshops. A primeira medida será uma consulta popular para saber quais são as principais necessidades dos moradores e comerciantes do bairro.
O movimento foi criado para resgatar a cultura japonesa na Liberdade, sendo um dos projetos da entidade JCI Brasil-Japão, que busca não só a revitalização do bairro, mas também fomentar ações de melhoria em todas as comunidades nipônicas no Brasil, assim como desenvolver jovens para atuarem em prol de comunidades melhores.