A gestão de redes sociais exige tempo e atenção, além de disponibilidade para responder perguntas e interagir com o público o mais rápido possível. É por isso que a automação para Facebook se tornou uma ótima opção para empresas e agências de publicidade (que lidam com páginas de vários clientes ao mesmo tempo).
Quando um seguidor envia uma mensagem para o Messenger da sua página ou faz um comentário em uma publicação, ele está em busca de respostas rápidas e interação. Se isso não acontece ele se frustra e, provavelmente, para de engajar com a sua empresa.
“Porque comentar algo nessa publicação se ninguém me responder depois?” Esse é o pensamento, consciente ou não, do usuário do Facebook que interagiu com a sua marca e não recebeu resposta.
É como se você deixasse o cliente falando sozinho, e ninguém gosta dessa sensação.
Se a resposta aparecer algumas horas ou dias depois, já não adianta. Falando sério, quando usamos uma rede social, temos a expectativa de sermos respondidos no mesmo tempo em que um amigo responderia, por exemplo. É um retorno “humano”, algo mais imediato.
Mas a automação para Facebook não ajuda apenas na hora de responder um usuário. Esse tipo de inteligência artificial permite fazer muitas coisas, como por exemplo:
- agendar publicações;
- controlar o engajamento;
- criar chatbots para ajudar usuários com temas específicos;
- gerar leads;
- automatizar relatórios.
Para compreender como tudo isso é aplicado na prática, continue lendo este artigo.
O que é preciso para fazer uma automação para Facebook
Para criar uma automação para Facebook, você precisará de ferramentas de automação de marketing.
Elas oferecem uma série de funcionalidades que permitem facilitar a relação de uma empresa com seus seguidores por meio das redes sociais. E claro, sem fazer com que essa comunicação pareça ser mecânica ou mesmo robotizada.
O objetivo é criar interações automáticas que sejam o mais próximas possíveis da experiência de conversar com um humano do outro lado. É um desafio que essas ferramentas tornam simples de transpor.
Como automatizar o Facebook?
Ao automatizar o Facebook, alguns sistemas são configurados para executar determinadas ações previamente planejadas, poupando tempo de trabalho da sua equipe.
Sim, é necessário prestar atenção aos detalhes que vão garantir o alinhamento entre essa comunicação sistêmica e o seu plano de comunicação, linguagem e tom de voz. Mas depois de alguns ajustes, seus seguidores terão uma experiência muito similar, seja ao falar com a automação ou com alguém do seu time.
Os sistemas de automação para redes sociais permitem que um mesmo usuário possa controlar o engajamento de diversas páginas. Dessa forma, a capacidade de responder mensagens e a velocidade de interação aumentam exponencialmente, sem grandes impactos no custo da operação.
Confira agora alguns exemplos de automação para Facebook.
1. Agendamento de publicações
Esse é o tipo de automação mais conhecido por agências e pessoas empreendedoras.
A possibilidade de agendar posts é muito útil para tornar o compartilhamento de conteúdo uma atividade que ocupa menos tempo no dia a dia. Basta organizar os temas, artes e agendar seguindo um calendário estratégico.
Essa atividade, quando feita manualmente, toma muito tempo e pode distrair seus colaboradores, o que pode aumentar as chances de erro. A automação para Facebook atua exatamente aí: facilita processos, permite controlar indicadores e fazer alterações na data ou no conteúdo de forma rápida.
2. Controle de engajamento
É possível criar uma automação no Facebook que irá curtir ou até responder comentários, de acordo com as palavras-chave que você escolher. A resposta pode ser simples como um emoji, ou até algo mais complexo, como interações em mensagens de “bom dia”, por exemplo.
Ter essa gestão de engajamento vai estreitar a relação da sua marca com o público. No entanto, até mais do que em respostas do Messenger, é preciso ter cautela e ajustar essas mensagens de tempos em tempos. Isso porque em comentários está sempre implícito que a resposta veio de outra pessoa, e não de uma automação para redes sociais.
Uma outra vantagem: existem sistemas que fazem uma varredura das redes em busca de menções ou contatos indiretos com a sua marca. Assim, você pode monitorar em tempo real as informações que circulam nas mídias sobre o seu negócio. Acredite, isso é muito útil, em especial para fazer gestão de crise (quando necessário).
Além de ser excelente para as interações diretas e relações públicas entre marcas e veículos de imprensa, essa também é uma forma de encontrar e aproveitar oportunidades de venda.
Leia também: Como divulgar no Facebook passo a passo
3. Chatbot para Facebook Messenger
O Facebook Messenger é um canal de comunicação para falar diretamente com um usuário da rede. Por essa razão ele é tão poderoso em uma estratégia de marketing. Chatbot é uma inteligência artificial criada para realizar essas interações.
No Messenger, a automação para Facebook pode ser usada para coletar dados de cadastro e responder perguntas simples de forma imediata. Por exemplo, “Qual é o telefone da empresa?” ou “Gostaria de ver o seu catálogo. Poderia me enviar, por favor?”.
Algumas funções mais avançadas podem precisar de programação. Há recursos de automação para o Facebook que integram o Messenger a alguns CRMs, trazendo mais inteligência e interatividade para os usuários.
Também é possível utilizar um chatbot para interagir ativamente com os usuários e seguidores de sua página. Nesse sentido, a automação para Facebook pode ser usada para:
- gerar vendas;
- qualificar leads;
- realizar ações de marketing.
Encontre aqui um tutorial para criar bot no Facebook.
4. Geração de leads
O próprio Facebook oferece uma funcionalidade de geração de leads: o Facebook Lead Ads, ou anúncios de geração de cadastros. Basta configurar uma campanha de mídia paga com esse objetivo na plataforma Facebook Business Manager.
Aproveitar essa funcionalidade é uma maneira eficaz de captar novos contatos e fazer a sua gestão diretamente no Facebook. Isso facilita o processo de nutrir e converter esses leads depois.
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5. Automação de relatórios
Aqui dois caminhos são possíveis.
Há como automatizar o Facebook para extrair relatórios importantes de engajamento e usabilidade, o que ajuda a tomar decisões relacionadas ao conteúdo da página. Para isso, basta conectar a sua conta com serviços como aqueles prestados pela MLabs.
Além disso, se você trabalha com mídia paga (ou seja, se faz anúncios no Facebook), é possível criar regras automatizadas para suas campanhas. Por exemplo, o sistema monitora o CTR e, caso ele se torne inferior a um determinado percentual, a campanha será pausada automaticamente. E mais: essa função é gratuita, aproveite!
Ferramentas de automação para Facebook
Entre as funcionalidades da plataforma Ramper, está a automação para Facebook.
Nosso software de automação de marketing permite a integração dos seus sistemas internos com o Gerenciador de Anúncios e os Lead Ads. Ou seja, os leads gerados pelo Facebook serão direcionados para a plataforma de gestão automaticamente. E lá eles podem começar a ser nutridos pelos fluxos de automação que a sua equipe programou.
Com a Ramper, você monitora diretamente a origem dos seus leads, e consegue ter um painel de controle sobre todas as suas ações de marketing digital. Isso facilita o acompanhamento dos dados e a sua visão do funil de marketing, mantendo o foco sempre à vista.
O que garante os melhores resultados nas redes sociais?
É importante frisar que ter bons resultados nas mídias sociais não significa somente ter um alto número de seguidores em sua página. É a interação com o público, da quantidade de curtidas, compartilhamentos e comentários até a velocidade de resposta às mensagens dos usuários, que determina esse sucesso.
Na verdade, administrar bem o engajamento é o que influencia diretamente no bom posicionamento de sua página no Google.
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Bacharel em ciência da computação e pós-graduado em gestão de projetos (FGV), possui experiência de muitos anos em desenvolvimento de softwares e em estratégias de marketing digital. Empreendedor a mais de 7 anos com experiência de criar a sua startup LAHAR desde seu MVP até o seu M&A para Ramper, passando por áreas como produto, sucesso do cliente, marketing, vendas, parcerias e captação de investimentos.
Atualmente sou sócio na Ramper e head do Ramper Marketing (LAHAR).
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