Você costuma sentir dor nos olhos, principalmente atrás deles? Este sintoma é geralmente caracterizado pela sensação de pressão ou dor pulsante na parte mais interna dos olhos.
A dor atrás dos olhos raramente é um sintoma que aparece sozinho, e as suas causas costumam ser identificadas a partir da análise e conjunto de todos os sintomas apresentados.
Mas afinal, quais podem ser as causas desse tipo de incômodo?
Acompanhe o artigo para descobrir!
Dor atrás dos olhos: o que pode ser?
As causas da dor atrás dos olhos podem ser divididas em dois grupos: dores referidas e problemas oftalmológicos.
1. Dores referidas
As dores referidas são aquelas que “irradiam” para os olhos, ou seja, o problema não está diretamente no globo ocular, mas a grande conexão desta parte do corpo com vasos sanguíneos e nervos pode torná-lo mais sensível, resultando em dor.
A dor atrás dos olhos em casos assim costuma ser fruto de casos de sinusite e enxaqueca. Contudo, doenças como a dengue e até a Covid-19 podem ser as responsáveis.
Conheça os benefícios de fazer um exame de vista na Viva Oftalmologia!
Confira um pequeno resumo sobre cada uma delas abaixo.
👉 Sinusite
Quando uma pessoa enfrenta uma crise de sinusite, os seios paranasais do rosto (que geralmente contêm ar) ficam preenchidos por muco. Assim, ocorre um quadro de inflamação.
Com o inchaço e proximidade das estruturas, o globo ocular pode acabar sendo pressionado, resultando na característica sensação de pressão atrás dos olhos.
Pessoas com sinusite também podem apresentar dores de cabeça, secreção nasal (esverdeada ou amarela), febre, sensação geral de peso no rosto e casos de tosses que pioram no período noturno.
👉 Enxaqueca
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça caracterizado pela sua forte intensidade e pela associação com outros sintomas como: náuseas, hipersensibilidade (sons e odores) e até mesmo alterações visuais.
A dor característica da enxaqueca sem aura (que é a mais comum), é pulsante. Assim, acaba irradiando para a parte posterior dos olhos, devido à proximidade.
A enxaqueca pode ser causada por gatilhos bem conhecidos, como estresse, falta de sono e até mesmo alterações hormonais e mudanças súbitas na dieta.
+ Veja também: problemas de vista que causam dor de cabeça e enxaqueca
👉 Dengue
Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue já foi tópico central de diversas campanhas de Saúde Pública no Brasil. Isso não é sem razão: afinal, a dengue pode apresentar complicações em suas variantes mais graves.
A dor nos olhos é um sintoma comumente associado à dengue. Além deste, porém, existem outros mais característicos, como aparecimento de manchas vermelhas na pele, febre alta, exaustão e dores articulares.
👉 Covid-19
Dentre a ampla gama de sintomas listados para o coronavírus, a dor atrás dos olhos pode ser um indicativo de infecção. Apesar das causas ainda se encontrarem sob investigação, acredita-se que seja devido ao efeito do vírus em vasos sanguíneos e nervos, afetando também o globo ocular.
Geralmente a dor atrás dos olhos causada pela Covid-19 é acompanhada por outros sintomas como tosse seca, perda súbita de paladar e/ou olfato e febre.
Caso exista suspeita de infecção por Covid-19, consulte um médico para estadiar a sua condição e entender as necessidades específicas para o seu tratamento.
2. Problemas Oftalmológicos
Os problemas oftalmológicos, por outro lado, significam problemas especificamente nos olhos ou mesmo uma dificuldade para enxergar, o que pode causar cansaço constante da visão. Veja abaixo o detalhamento:
👉 Dificuldade de enxergar (miopia, hipermetropia, astigmatismo)
A presença de um distúrbio refrativo não tratado pode ser a causa da recorrente dor atrás dos olhos. Afinal, o constante esforço de acomodação visual cansa a visão.
Se a dor sempre surge ao final do dia, é um forte indicativo de que seus olhos estejam se esforçando mais do que o ideal para enxergar.
Outros sintomas, como visão embaçada, dores de cabeça, vermelhidão e ardência nos olhos costumam estar associados ao problema.
Miopia, astigmatismo e hipermetropia: saiba as diferenças entre as doenças refrativas
👉 Esclerite
É caracterizada pela inflamação da esclera, também referida como a parte branca do olho. Um sintoma característico é o aparecimento de uma mancha vermelha na superfície do olho.
A esclerite é considerada um quadro de inflamação grave, que pode levar à perda da visão, se não for tratado.
A dor muito intensa (que pode ser em todo o olho, incluindo na região posterior), lacrimejamento e fotofobia (além do aparecimento da mancha vermelha) são sintomas característicos.
👉 Neurite óptica
Na neurite óptica, a inflamação ocorre diretamente no nervo óptico, podendo resultar em diminuição da visão, dificuldade em movimentar os olhos e também em distinguir cores.
Casos de neurite óptica geralmente estão intimamente ligados a distúrbios neurológicos e por isso precisam de atenção imediata.
Por essa razão, o diagnóstico frequentemente precisa da participação tanto de um(a) oftalmologista quanto de um(a) neurologista.
👉 Síndrome do olho seco
Ocorre devido à falta de lubrificação dos olhos, pela qualidade ou quantidade das lágrimas, como o próprio nome sugere.
A síndrome do olho seco, apesar de não ser grave, pode causar dor nos olhos, sensação de ardência, queimação e dificuldade para enxergar com nitidez.
Saiba mais sobre a síndrome do olho seco, e entenda o que é, suas causas e possíveis tratamentos!
👉 Glaucoma agudo
Uma crise aguda de glaucoma ocorre quando existe um súbito aumento na pressão intraocular, podendo levar à perda irreversível da visão em poucas horas.
Costuma acometer pacientes que já apresentam a doença ou têm predisposição. Em casos assim, as dores são tão fortes que podem causar náuseas e vômitos.
Esse tipo de episódio exige socorro médico oftalmológico imediato.
Por que você deve procurar um oftalmologista?
Quando procurar um médico?
É normal sentir dor nos olhos ocasionalmente: após um dia cansativo, por uma noite mal dormida ou excesso de estresse, por exemplo. Porém, caso se torne algo frequente, precisa ser investigado.
Além disso, também é importante ficar atento aos sintomas análogos e não se descuidar das consultas de check-up oftalmológico: afinal, a maioria dos problemas que afetam a visão são silenciosos no início, aumentando ainda mais o risco.
Por fim, se as dores forem muito intensas, não espere: procure atendimento médico o mais rápido possível. Dor é indicação de que algo não está bem e precisa ser tratado.
Nesse sentido, considere a Viva Oftalmologia como sua melhor opção de cuidados com os olhos!
Somos referência nos cuidados com a visão e oferecemos aos nossos pacientes as tecnologias mais avançadas, uma equipe preparada e experiente, além de uma estrutura completa, confortável e acolhedora.
Caso esteja em Brasília ou Entorno, agende online agora mesmo sua avaliação e venha cuidar da saúde dos seus olhos conosco!
QUERO AGENDAR UMA CONSULTA NA VIVA
Aproveite para seguir nosso perfil no Instagram e conferir mais dicas de como cuidar melhor da sua visão!