Saber o que é miopia é importante para compreender o momento de procurar um oftalmologista, entender como é feito o diagnóstico e qual tratamento é o mais adequado para a doença.
Embora existam diversos tipos de problemas de visão, e a miopia é um dos mais conhecidos e que mais costuma atingir pessoas em todo o mundo.
Quem tem esse tipo de condição ocular tem dificuldade em enxergar objetos que estão distantes, por exemplo, placas de trânsito. Entretanto, pacientes míopes costumam enxergar bem objetos que estão perto.
Vale destacar que o aumento de casos de miopia no mundo está preocupando a OMS (Organização Mundial de Saúde). Segundo a instituição, até o ano de 2050, 50% da população mundial poderá sofrer com miopia. Somente no Brasil, existem 59 milhões de pessoas míopes.
Dito isso, é muito importante compreender o que é miopia, como é feito o seu diagnóstico e qual é o tratamento que os oftalmologistas podem indicar. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que é miopia?
Saber o que é miopia na visão é um questionamento comum, afinal, essa condição pode ser confundida com outros problemas nos olhos.
A miopia acontece quando o olho cresce mais do que o “comum” ou a córnea e/ou cristalino são muito curvos se comparados ao comprimento do globo ocular do paciente. Com isso, a luz que entra no olho não se concentra como deveria se concentrar.
Quando um olho tem miopia, ele focaliza as imagens na frente da retina, ao invés de fazer isso diretamente na retina. Consequentemente, isso afeta a visão, fazendo com que ela fique embaçada. Na medicina isso é chamado de erro de refração.
É importante deixar claro que existem diferentes tipos de miopia e somente um oftalmologista pode dar um diagnóstico preciso aos pacientes. Existem os casos mais simples, mas também existem alguns mais graves, como:
Alta miopia
Trata-se de uma forma mais grave da doença, quando o globo ocular cresce mais do que deveria.
Além de prejudicar a visão, ela também pode aumentar as chances de ocorrer o desenvolvimento de outros problemas no olho, como catarata, glaucoma e descolamento da retina.
Miopia degenerativa
Também conhecida como miopia patológica ou maligna, esse é um tipo raro de problema ocular que é geralmente herdado dos pais.
Nesse caso, o globo ocular fica mais longo de maneira muito rápida e causa miopia grave. Além de afetar a visão, esse tipo de miopia também pode contribuir para ocorrer o descolamento da retina, glaucoma e o crescimento de vasos sanguíneos no olho.
Leia também: Tipos de miopia: quais são e como são identificados
O que causa miopia?
Não existem causas exatas para que uma pessoa tenha miopia. Entretanto, esse problema ocular costuma ser hereditário e geralmente começa a surgir no período da infância.
Em outras palavras, crianças cujos pais são míopes, têm maiores chances de desenvolverem o problema.
Essa condição ocular costuma se desenvolver depois dos quatro anos, quando os olhos passam a crescer de maneira mais rápida. Conforme a criança cresce e se aproxima da adolescência, o problema também evolui.
Além da questão genética, outro fator que pode contribuir para o desenvolvimento da miopia é a exposição excessiva a aparelhos eletrônicos, como: smartphones, TV, tablet, etc.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da miopia é feito por exames oftalmológicos básicos. O oftalmologista provavelmente perguntará sobre seu histórico médico – ou histórico médico do seu filho – e se você usa medicamentos.
Entenda quais testes podem ser aplicados para o diagnóstico do problema.
Teste de acuidade visual
O teste de acuidade visual é realizado com o objetivo de verificar a nitidez da visão à distância.
Durante o teste, um olho do paciente será “coberto”. Utilizando o outro olho, o médico pedirá para o paciente ler uma tabela oftalmológica com letras ou símbolos em diferentes tamanhos. Depois, é feita a mesma coisa com o olho que estava coberto.
Exame de refração
Neste exame, o paciente deve ler uma tabela de letras ou números através de um dispositivo que possui diferentes lentes. Com ele, é possível determinar uma prescrição adequada para corrigir problemas de visão.
Outros tipos de exames
O oftalmologista também pode realizar outros testes para verificar:
- Qual é a resposta das pupilas à luz;
- O movimento dos olhos;
- A visão lateral (visão periférica);
- A pressão dentro do olho;
- A condição da pupila, córnea, cristalino, etc.
Qual é o grau de miopia?
Quando se trata de miopia e graus, com a realização dos exames oftalmológicos, o médico especialista em olhos pode definir qual é o grau de miopia, que pode ser:
- -0,25 graus a -3 graus: caso de miopia leve;
- -3,25 graus a -6 graus: caso de miopia moderada;
- Maior que -6 graus: miopia alta ou grave.
Para você compreender melhor, quanto maior for o grau da miopia, maior será a dificuldade para que o paciente enxergue com nitidez os objetivos à distância.
No caso de miopia leve, muitos pacientes podem ter uma rotina sem dificuldade devido à doença. No entanto, com o passar dos anos, se a condição não for tratada, ela pode se desenvolver e gerar outros problemas de visão.
Por esse motivo, mesmo que o grau de miopia seja baixo, é extremamente importante fazer o acompanhamento com um oftalmologista. Dessa maneira, é possível acompanhar como está a correção ou evolução do problema.
Principais tratamentos
Além de saber o que é miopia, também é importante compreender quais são os tratamentos indicados para esse problema de visão.
O objetivo do tratamento da miopia é melhorar a visão, ajudando a focalizar a luz na retina com o uso de lentes corretivas ou cirurgia refrativa.
O controle da doença também inclui o monitoramento para identificar possíveis complicações, incluindo o surgimento de catarata, glaucoma ou descolamento da retina. Entenda a seguir quais são as opções de tratamento para miopia.
Lentes corretivas
O uso de lentes corretivas tem como objetivo neutralizar o aumento da curva da córnea ou o aumento do comprimento do olho. Essas lentes incluem:
- Óculos: essa é a maneira mais comum de utilizar lentes corretivas, sendo muito simples e segura. As lentes utilizadas em óculos também podem ser desenvolvidas para corrigir combinações de erros de refração. Por exemplo, miopia e astigmatismo.
Leia também: Como saber se tenho miopia ou astigmatismo?
- Lentes de contato: enquanto algumas pessoas preferem utilizar óculos, outras optam por usar lentes de contato. Elas também podem ser utilizadas com o objetivo de corrigir mais de um erro de refração. Caso o paciente tenha interesse nessa opção, é importante conversar com seu oftalmologista para saber qual é a lente de contato mais adequada para sua necessidade.
Cirurgia de miopia
Como citamos no tópico anterior, a miopia também pode ser tratada com procedimento cirúrgico refrativo.
A cirurgia de miopia reduz a necessidade do paciente precisar utilizar óculos e lentes de contato. Porém, é importante deixar claro que, para realizar esse tipo de procedimento, é necessário conversar com o oftalmologista e entender se essa é uma boa opção para o seu caso.
Resumidamente, a cirurgia de miopia ocorre da seguinte maneira: o oftalmologista utiliza um laser para remodelar a córnea. Entretanto, depois do procedimento, você ainda pode precisar usar óculos em alguns dados casos.
Outra questão importante sobre esse tipo de cirurgia, é que diferentes técnicas podem ser aplicadas. Entenda algumas delas:
LASIK
Com essa técnica, o oftalmologista faz uma aba fina na córnea. Então, um laser é utilizado para remover o tecido da córnea com o objetivo de achatar sua forma.
Geralmente, a recuperação da LASIK é rápida e causa menos desconforto do que outras cirurgias de córnea.
PRK
No caso da PRK, o cirurgião remove completamente o epitélio – camada superior da córnea – e, em seguida, utiliza o laser para remodelar a córnea.
Depois disso, uma lente de contato protetora deve ser utilizada temporariamente. Isso é importante para que a córnea seja protegida até que o epitélio volte a crescer.
SMILE
No procedimento de SMILE não existe a remoção do epitélio. Em vez disso, o cirurgião usa um laser para cortar um pequeno pedaço da córnea, em forma de disco, removido por meio de uma pequena incisão.
É importante deixar claro que as cirurgias de miopia não são ideais para todos os pacientes. O procedimento cirúrgico é recomendado para casos onde a miopia não está mais progredindo.
Portanto, fale com seu oftalmologista sobre essa possibilidade e entenda se a cirurgia é ou não uma boa opção para você.
Miopia pode cegar?
Sim, a miopia pode cegar, mas apenas em casos muito graves. A miopia degenerativa é considerada como uma doença grave, que pode gerar diversos problemas à estrutura ocular. Com isso, o paciente pode sofrer com a cegueira.
Por esse motivo, mais uma vez, reforço a importância de procurar um oftalmologista para ter um diagnóstico e tratamento adequado.
Miopia tem cura usando óculos?
Outra dúvida muito comum sobre o assunto é se a miopia tem cura usando óculos. A verdade é que não. O uso de óculos e lentes de contato não é capaz de tratar e curar a miopia.
Porém, as lentes refrativas ajudam os pacientes a terem uma melhor visão. É uma maneira de oferecer melhor qualidade de vida de maneira “instantânea”.
Quando procurar um médico
A procura por um médico oftalmologista deve ocorrer pelo menos uma vez por ano, para acompanhar a saúde dos olhos.
No entanto, ao observar qualquer alteração na visão, é importante marcar uma consulta com o especialista rapidamente. Por exemplo, no caso da miopia, o paciente passa a enxergar com dificuldade as imagens que estão distantes.
Entretanto, outros sintomas de miopia também costumam surgir, como lacrimação constante, dores de cabeça e tonturas.
A miopia é uma doença que atinge muitas pessoas, mas que pode ser tratada para que os pacientes tenham uma melhor qualidade de vida.
Agora que você já sabe o que é miopia, que tal marcar sua consulta para falar com um especialista?
A COI é uma Clínica Oftalmológica no Rio de Janeiro que oferece diversos serviços de saúde dos olhos, como: consultas, exames e tratamentos.
Clique aqui para acessar o nosso site e agende uma consulta com um de nossos oftalmologistas!